Android 14 reforça segurança ao impedir a instalação de algumas apps

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Com o desenvolvimento do Android 14, a Google pretende aumentar a segurança e privacidade dos seus utilizadores. Para isso, dotará o seu novo sistema operativo de um mecanismo que impedirá a instalação de aplicações mais antigas.

O objetivo desta medida é reforçar a privacidade e a segurança dos dados daqueles que utilizam o Android diariamente. É uma nova medida que tenta diminuir a dispersão de malware pela Play Store e outros canais.

Android 14 impedirá instalação de apps destinadas a versões antigas do sistema operativo

Sempre atenta à privacidade dos seus utilizadores e à propagação de malware na Play Store, a Google toma novas medidas de segurança para os seus utilizadores. Para isso, embutirá no Android 14 um novo mecanismo que impedirá a instalação de apps desatualizadas.

Android 14

As novas regras impedem a instalação de toda e qualquer aplicação que não seja destinada às versões mais recentes do Android. Não só barrará a sua entrada na loja de aplicações, a Play Store, como desabilitará a sua instalação por fontes desconhecidas.

Qualquer aplicação que se destine a uma versão mais antiga do Android deixará de poder ser instalada em qualquer smartphone com o Android 14. Isto forçará os programadores a atualizarem as suas apps e obrigará os utilizadores a procurar por versões mais recentes.

Esta medida surge como reforço para a privacidade e segurança dos dados dos utilizadores. Tal como aponta a própria Google, a maioria do malware tem como porta de entrada versões menos recentes do Android que não contam com os mecanismos de segurança mais atuais.

Os limites atuais instaurados na Play Store exigem que todas as aplicações destinem-se, pelo menos, ao Android 12. No entanto, se o utilizador desejar instalar uma aplicação desenhada por uma versão mais antiga, pode fazê-lo através de uma instalação manual.

Com o lançamento do Android 14, essa prática será barrada. Em boa verdade, ela não desaparecerá totalmente, mas obrigará a que o utilizador a utilizar uma shell de comandos e a ativar uma flag, tarefa que não estará ao alcance da maioria.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.