Android 14 facilitará ainda mais encontrar o teu smartphone perdido

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

As primeiras versões de teste do Android 14 já se encontram disponíveis, mas a versão final e estável ainda está longe de ser disponibilizada. Significa que ainda há espaço para a introdução de mais novidades, como é o caso do seu sistema de localização de dispositivos.

Novas evidências apontam para um melhoramento do sistema utilizado pela Google para o efeito. Com ele passará a ser possível localizar o teu smartphone perdido mesmo que este esteja desligado.

💦 Leak: Google is working on a device-finding feature for future Pixel phones that works even when the phone is turned off, akin to iPhones. More details: https://t.co/LkdexHCi0G

— Kuba Wojciechowski :3 (@Za_Raczke) 6 de abril de 2023

Android 14 permitirá localizar smartphones desligados

As pistas para esta novidade foram encontradas por Kuba Wojciechowsk no código fonte do sistema operativo da Google. Lá encontram-se linhas de código que indicam que a empresa está a aprimorar o método de localização de smartphones com o Android 14.

Segundo os dados recolhidos, os smartphones passarão a armazenar na sua ligação Bluetooth chaves Finger Network. A vantagem desta abordagem é que essas chaves permanecerão disponíveis mesmo que o smartphone se desligue intencionalmente ou por falta de bateria.

Esta abordagem já é utilizada pela Apple há bastante tempo e parece que a Google irá finalmente seguir esse exemplo. Os utilizadores só têm a agradecer por esta medida, pois será menos uma dor de cabeça no caso de perderem o seu smartphone.

Segundo o que se sabe, a Google partilhou este código com os seus parceiros, o que indica que esta novidade poderá ser transversal a qualquer equipamento. Ou seja, não deverá ser mais um exclusivo dos produtos Pixel.

Por esclarecer ficam também os contornos de disponibilização desta novidade. Será ela parte da versão final do Android 14? Será também compatível com dispositivos que corram uma versão anterior do sistema operativo?

Para já, temos apenas indícios do desenvolvimento desta funcionalidade que certamente será do agrado de todos os utilizadores. Resta-nos aguardar por mais detalhes para percebermos melhor o seu funcionamento e como chegará até nós.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.