Android 13 promete trazer funcionalidade presente há muito no iOS

Carlos Oliveira
Comentar

Com o lançamento da primeira versão beta do Android 13, é natural que comecem a surgir mais informações sobre as suas novas funcionalidades. Desta feita, é reportada a presença de uma novidade bem conhecida dos utilizadores iOS.

Android 13 permitirá ajustar o nível de brilho do flash da câmara

Segundo a descoberta de Mishaal Rahman, o novo sistema operativo da Google trará maior controlo sobre o flash do teu smartphone. Em rigor, permitirá controlar a intensidade / nível de brilho deste componente.

Android 13 finally introduces support for controlling the brightness of the flashlight.This is one of those features where you go: "Huh? That wasn't there before?" Still, it's good to see it be added.https://t.co/ZJqZw7UnSm

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 28 de fevereiro de 2022

A tese é sustentada pela presença dos seguintes API´s no código fonte do Android 13: “getTorchStrengthLevel” e “turnOnTorchWithStrengthLevel”. O primeiro introduz níveis de brilho para o flash LED, ao passo que o segundo indicador permite-o reduzir até 1.

Contudo, importa revelar que esta novidade poderá contar com algumas limitações de hardware. Isso quer dizer que terá de haver suporte físico para o ajuste do nível de brilho do flash do teu equipamento.

Esta dependência barrará o lançamento desta novidade em alguns equipamentos a serem atualizados para o Android 13. Caso não existe um suporte ao nível do hardware para o ajuste de brilho, não será possível tirar proveito desta novidade.

Embora esta possa ser uma estreia para alguns utilizadores, quem vive no ecossistema iOS já conta com esta possibilidade há vários anos. O mesmo podermos afirmar dos utilizadores dos smartphones da Samsung.

A sul-coreana já oferece esta funcionalidade com parte do seu software One UI. Contudo, utilizadores de outras fabricantes Android vêm-se limitados ao simples ligar e desligar do flash da câmara como lanterna.

Não direi que esta será uma novidade que revolucionará a experiência de utilização de um smartphone com Android 13. Todavia, se é algo que sentes falta no teu equipamento, gostarás de saber que em breve será possível ajustar o nível de brilho do flash da câmara do smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.