Android 13 promete trazer funcionalidade presente há muito no iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Com o lançamento da primeira versão beta do Android 13, é natural que comecem a surgir mais informações sobre as suas novas funcionalidades. Desta feita, é reportada a presença de uma novidade bem conhecida dos utilizadores iOS.

Android 13 permitirá ajustar o nível de brilho do flash da câmara

Segundo a descoberta de Mishaal Rahman, o novo sistema operativo da Google trará maior controlo sobre o flash do teu smartphone. Em rigor, permitirá controlar a intensidade / nível de brilho deste componente.

A tese é sustentada pela presença dos seguintes API´s no código fonte do Android 13: “getTorchStrengthLevel” e “turnOnTorchWithStrengthLevel”. O primeiro introduz níveis de brilho para o flash LED, ao passo que o segundo indicador permite-o reduzir até 1.

Contudo, importa revelar que esta novidade poderá contar com algumas limitações de hardware. Isso quer dizer que terá de haver suporte físico para o ajuste do nível de brilho do flash do teu equipamento.

Esta dependência barrará o lançamento desta novidade em alguns equipamentos a serem atualizados para o Android 13. Caso não existe um suporte ao nível do hardware para o ajuste de brilho, não será possível tirar proveito desta novidade.

Embora esta possa ser uma estreia para alguns utilizadores, quem vive no ecossistema iOS já conta com esta possibilidade há vários anos. O mesmo podermos afirmar dos utilizadores dos smartphones da Samsung.

A sul-coreana já oferece esta funcionalidade com parte do seu software One UI. Contudo, utilizadores de outras fabricantes Android vêm-se limitados ao simples ligar e desligar do flash da câmara como lanterna.

Não direi que esta será uma novidade que revolucionará a experiência de utilização de um smartphone com Android 13. Todavia, se é algo que sentes falta no teu equipamento, gostarás de saber que em breve será possível ajustar o nível de brilho do flash da câmara do smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi anuncia o Redmi Note 11E 5G com design inspirado nos OPPO
  • OnePlus Nord 3 terá receberá nova tecnologia de carregamento rápido a 150 W
  • MediaTek anuncia os chipsets Dimensity 8100 e Dimensity 8000
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.