Android 13 Beta chega a estes smartphones OPPO e OnePlus com a ColorOS 13

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A versão de testes (beta) para a mais recente iteração da interface própria da OPPO, a ColorOS 13 baseia-se já nas primeiras compilações do Android 13 da Google. Em causa estão versões de teste do sistema operativo, não acabadas nem indicadas para uso diário, mas sim para testar as novidades e a respetiva implementação.

Importa notar que a ColorOS 13 já foi anunciada pela tecnológica no seu país natal, a China. Trata-se do próximo passo para a sua interface presente nos smartphones OPPO e em vários modelos de smartphones OnePlus vendidos localmente. Por outro lado, as versões internacionais dos smartphones OnePlus continuarão a usar a sua OxygenOS.

Série OPPO Find X5 é a primeira a receber a ColorOS 13

ColorOS 13 OPPO

Segundo a própria fabricante, os utilizadores que tenham um smartphone OnePlus 10 Pro, OPPO Find X5 ou OPPO Find X5 Pro poderão inscrever-se no programa de testes. Note-se, contudo, que esta fase de testes Beta ocorre localmente, ou seja, na China.

Trata-se da primeira versão de testes desta interface, com distribuição limitada aos utilizadores que, por sua vontade, se tenham inscrito para experimentar as novidades em primeira mão. Ou seja, estamos agora na fase de testes Beta Fechada.

Ainda de acordo com a fabricante, para esta fase estarão abertas 500 vagas para os interessados. O registo para tal terá começado a 5 de julho e terminará amanhã, a 7. Em seguida, os utilizadores selecionados terão 5 dias úteis para experimentar, usar e partilhar as suas conclusões sobre as aplicações de sistema com a nova versão do sistema. De igual modo, a distribuição deste primeiro pacote de software será feita de forma gradual e faseada, podendo demorar até 3 dias.

A ColorOS 13 trará o Android 13 da Google aos smartphones OPPO

ColorOS 13Improved TransitionAnimations&Dynamic EffectsThemed lcons(Material You)Some UI ChangesSettings App Card-like Design(LikeHarmonyOS)Multi-Terminal interconnectionOptimizationPrivacy Featureswidgets/Big FoldersWallpapers#ColorOS13

— Ramvriksh prajapati (@Ramvriksh44) 28 de junho de 2022

Ainda que estas novidades não estejam, de momento, disponíveis para os utilizadores em Portugal, tal não deixa de ser uma boa notícia. Isto é, vemos a OPPO empenhada em trabalhar rapidamente o seu software para agilizar uma futura distribuição global da ColorOS 13, possivelmente a partir de outubro de 2022.

Para já, contudo, há trabalho a ser feito e tudo começa com o teste das versões experimentais, não adequadas para uso diário tendo em conta a sua inerente instabilidade.

Por fim, qualquer interessado pode já consultar as listagens e condições de teste para os seguintes modelos:

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.