Android 12 vai reformular o uso de duas apps em simultâneo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi com o Android 11 que a Google trouxe oficialmente ao seu sistema operativo a possibilidade de usar duas aplicações em simultâneo. Contudo, essa experiência está longe de ser cómoda.

Com a chegada do Android 12 ainda este ano, o uso de aplicações em simultâneo será objeto de maior cuidado da parte da Google. Para isso, a americana irá introduzir aquilo que possivelmente ficará conhecido como "App Pairs".

App Pairs vai mudar, para melhor, o uso de aplicações em simultâneo

Atualmente, se quiseres usar duas apps em simultâneo és obrigado a abrir uma, depois ir ao menu das apps recentes e é a partir daí que poderás selecionar a segunda aplicação que pretendes usar. Além de ser um processo trabalhoso, este método fixa a primeira no topo do ecrã.

Com a introdução das "App Pairs" este processo promete ser mais simples e intuitivo. Ao que a publicação 9to5 Google conseguiu apurar, esta nova funcionalidade irá agrupar duas aplicações como se fossem uma só tarefa.

A fonte desenvolveu uma ilustração de como se acredita que funcionarão as "App Pairs". À esquerda podes ver o multitasking oferecido atualmente e à direita o conceito do funcionamento desta nova funcionalidade.

Com a introdução desta novidade, o utilizador poderá selecionar duas aplicações recentes e transformá-las num par. Tal como sucede hoje, terás o poder de redimensionar o espaço que cada uma delas ocupará no ecrã, conforme as tuas necessidades.

Além disso, poderás facilmente trocar o posicionamento de cada uma das aplicações abertas no ecrã do teu smartphone. Para isso, bastará um duplo toque na linha que divide as aplicações abertas naquele momento.

Samsung e Microsoft já possuem soluções semelhantes

Caso a designação atribuída a esta novidade do Android 12 não te soe estranho, isso deve-se a uma solução já desenvolvida pela Samsung. De nome "App Pair", esta funcionalidade dos dispositivos Galaxy possibilita a abertura de duas aplicações em simultâneo.

Também a Microsoft introduziu algo semelhante no seu Surface Duo. Neste caso, o utilizador pode criar atalhos para abrir duas aplicações em simultâneo, uma em cada ecrã.

Perante o crescimento do tamanho dos ecrãs dos smartphones e de novos formatos, já está na hora de a Google rever o seu multitasking. Aguardemos pela disponibilização das primeiras versões do Android 12 para aferir a comodidade das "App Pairs".

Editores 4gnews recomendam:

  • Alerta Android: 9 apps a remover de imediato do smartphone
  • Android 12 poderá ajudar-te a poupar imenso espaço no teu smartphone
  • Mensagens Google pode deixar de funcionar em smartphones Huawei
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.