Android 12 poderá chegar com a funcionalidade perfeita para smartphones grandes

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Com a aproximação da data de lançamento da primeira versão Developer Preview do Android 12, são cada vez mais os detalhes sobre a nova versão do sistema operativo da Google a surgirem na internet.

Uma das mais recentes novidades vai certamente deixar muitos utilizadores entusiasmados, especialmente os que tiverem smartphones com ecrãs de grandes dimensões. Ainda que muitas fabricantes já tenham implementado a sua própria abordagem a este tema, a Google nunca implementou de forma nativa no Android o suporte para "modo de uma mão".

Basicamente, este tipo de funcionalidade apresenta-se de forma muito semelhante em todas as variantes criadas pelas várias marcas. Ao ativar este modo, o ecrã é "encolhido" para o canto inferior direito (ou esquerdo), permitindo que o utilizador alcance todo o ecrã mesmo quando utiliza apenas uma mão.

Android 12 vai ser a primeira versão do SO da Google com suporte nativo para "modo de uma mão"

Não fazemos ideia do porquê de a Google ter demorado tanto tempo a trabalhar na implementação desta funcionalidade no Android. Já há muito tempo que os ecrãs dos smartphones apresentam grandes dimensões, tornando-se quase impossível uma utilização confortável e produtiva com uma só mão.

No entanto, como diz o velho ditado, mais vale tarde que nunca.

As informações foram uma vez mais encontradas pela equipa do XDA Developers, estando presentes nos "pacotes de código" para AOSP. Mas para já, ainda não foi detalhado como irá funcionar exatamente, sabendo-se apenas que ativar esta funcionalidade irá reduzir o tamanho do ecrã para 40% da sua dimensão original.

Vamos precisar de esperar um pouco mais para sabermos se estará disponível de forma padrão no Android 12, ou se irá ficar à descrição das fabricantes ativar a funcionalidade nos seus smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 12 continua a tradição dos nomes "doces"! Conhece o seu nome interno
  • Google paga aos órgãos de comunicação social na Austrália e acalma disputas
  • Xiaomi com Android 12 e MIUI 13: lista de smartphones que devem receber a atualização
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.