Samsung Galaxy S21: gama de smartphones começa em breve a receber o Android 12 na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A confirmação foi feita pela Samsung Alemanha. Através do seu website, com efeito, está anunciada a distribuição global do sistema operativo Android 12, da Google, para a gama de smartphones Samsung Galaxy S21. Chegará sob a forma da One UI 4.

Importa frisar, contudo, que esta distribuição contempla a versão de testes - versão Beta - da One UI 4. Esta mesma iniciativa agora anunciada pela filial germânica da fabricante sul-coreana também foi previamente anunciada na China e Coreia do Sul.

Gama Samsung Galaxy S21 são os primeiros a receber a One UI na Europa

Por outro lado, é importante notar que a Samsung não precisou a data de distribuição e abertura do programa beta no anúncio efetuado através do fórum oficial. Aí, a comunicação coloca a tónica no "Em breve", mantendo os utilizadores na expectativa.

Note-se também que a própria Google ainda não disponibilizou a versão final, estável, do seu Android 12. Ainda que habitualmente esta disponibilização ocorra em meados a finais de agosto, em 2021 a tecnológica norte-americana atrasou-se consideravelmente.

Não obstante, temos já as versões Beta do Android 12, disponibilizadas pela Google e relativamente estáveis. Desse modo, as fabricantes podem já adaptar e disponibilizar as respetivas interfaces baseadas na próxima iteração do sistema Android.

O Android 12 carece ainda da versão final e estável por parte da Google

Estes atrasos por parte da Google não obstarão à distribuição das primeiras versões de teste da One UI 4. Esta será a próxima grande versão da interface usada pela Samsung nos seus smartphones, com a gama Galaxy S21 a ser escolhida para o teste.

Logo após, contamos com a disponibilidade da versão Beta da One UI 4 para a gama Samsung Galaxy Note 20. Em seguida, também os smartphones da gama Galaxy Z - dispositivos dobráveis - bem como os Galaxy S20 poderão participar na iniciativa.

Infelizmente, contudo, para a gama Galaxy Z e Galaxy S20 não há, de momento, confirmação da intenção de alargamento do programa beta. Isto não significa, necessariamente, que tais dispositivos não recebam futuramente a versão estável, ou mesmo a versão de testes.

As novidades estarão presentes na Samsung One UI 4.0

Com o nome de código Palette, a próxima iteração da skin da Samsung trará diversas melhorias, otimizações e algumas novas funções para os utilizadores. Entre estas podemos apontar as seguintes, com base nas fugas de informação até ao momento.

A saber:

  • Scrolling nativo nas capturas de ecrã (Screenshots)
  • Nova função App Pairs (pares de aplicações) para o modo Slip-Screen em multitasking
  • Acesso direto à Assistente Google através do botão Power
  • Novo menu de Definições Rápidas
  • Várias otimizações para o formato tablet
  • Melhorias e mudanças na linguagem de design

Aguardamos, por fim, pela divulgação de novos detalhes e, possivelmente, datas exatas para a distribuição da próxima versão. Até lá, contudo, esperamos também pela oficialização da versão final do Android 12 pela Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Watch Series 7: nova gama de relógios trará grandes mudanças em 2021
  • Xiaomi Redmi 10 Prime: eis o novo smartphone bom e barato para 2021
  • WhatsApp multado em 225 milhões de euros por violação de proteção de dados
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.