Android 12 deve trazer um sistema de temas para personalizar o teu smartphone

Carlos Oliveira
Comentar

O Android sempre foi conhecido como o sistema operativo com maior liberdade de personalização quando comprado com o seu eterno rival, o iOS. Porém, isso é habitualmente alcançável apenas recorrendo a aplicações de terceiros, por exemplo launchers.

Com a chegada do Android 12 ainda este ano, o nível de personalização base do sistema será bastante mais alargado. Segundo o que avança o 9to5 Google, a próxima versão do sistema operativo poderá trazer um sistema de temas nativo.

No Android 12 poderás escolher as cores predominantes na interface

Atualmente, a grande modificação que podes fazer na interface do Android é escolher entre um tema claro ou escuro. Este será uma opção bastante relevante consoante a altura do dia em que te encontres, mas longe de ser uma verdadeira opção de personalização temática do sistema.

No Android 12, caso se confirme a inclusão deste sistema de temas, o utilizador poderá escolher diferentes cores que predominarão na interface do smartphone. Será possível definir uma cor principal - que vigorará em áreas como as notificações ou definições rápidas - e outra de destaque.

Android 12 temas
Créditos: 9to5 Google

Ao que parece, esta liberdade de escolha será limitada às opções que o sistema operativo propuser ao utilizador e não abertas ao seu bel-prazer. Estas opções poderão variar consoante a marca ou mesmo consoante o modelo do equipamento.

O wallpaper definido também deverá ter um papel relevante no tema do teu smartphone com Android 12. O sistema, supostamente, conseguirá mudar de cor de acordo com o papel de parede definido pelo utilizador.

Aplicações irão herdar as tuas escolhas

Um dado interessante nesta novidade é o facto de as aplicações assumirem automaticamente as escolhas de cor que faças ao nível do sistema. Algo semelhante ao que existe hoje relativamente ao tema escuro ou dark mode.

Importa, no entanto, frisar que esta adaptação ficará limitada às aplicações compatíveis com a funcionalidade. Caberá aos autores de cada aplicação escolher optar, ou não, por este novo nível de personalização.

Este nível de cooperação ao nível da personalização é, para já, apenas alcançável com apps específicas ou com o root do sistema. Com o Android 12, nada disso continuará a ser uma dependência, uma vez que estas opções de personalização estarão definidas ao nível do sistema.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.