É um facto conhecido que o sistema operativo Android tem uma taxa de distribuição inferior ao iOS, por razões óbvias. No entanto, algo mudou ligeiramente com o Android 10. De acordo com a Google, o Android 10 teve a taxa de distribuição mais rápida de qualquer versão do Android.
Significa que o Android 10 está a chegar aos equipamentos a uma velocidade superior a todas as versões anteriores. A Google afirma que 5 meses após o seu lançamento em setembro de 2019, o Android 10 já estava instalado em 100 milhões de dispositivos. Em comparação, o Android 10 foi 28% mais rápido a chegar aos 100 milhões que o Android 9 Pie, a versão anterior.
Google afirma que tem vindo a melhorar a taxa de distribuição
Através de projetos como o Project Treble (Android 8 Oreo) e o Project Mainline (Android 10), a Google tem tornado a vida mais fácil às fabricantes de smartphones. Estes projetos facilitam a criação de novas atualizações, cujas fabricantes também são responsáveis.
Mas nem tudo são rosas para a Google
Embora estes números sejam positivos, a Google ainda está para revelar a percentagem de dispositivos com Android 10 instalado, em relação às outras versões. Em termos de comparação, o Android 9 Pie estava presente em 22.9% dos dispositivos, na altura do lançamento do Android 10.
Assim sendo, caso o Android 10 aumente a presença na altura do lançamento do Android 11, será mais um pequeno progresso para a Google. Ainda assim, o Android está a milhas dos números de distribuição do iOS, visto o número de dispositivos Apple é mais reduzido.
Editores 4gnews recomendam:
- WhatsApp recebe novidade que vai “animar” as tuas conversas: como ativar
- Xiaomi: monitor curvo gaming na Mi Store Portugal com preço oficial
- Google revela acidentalmente a data de lançamento do Android 11