A Amazon está prestes a lançar o primeiro leque de satélites que irão suportar o seu serviço de internet por satélite. Este será o primeiro passo para a construção de uma alternativa ao serviço de internet por satélite da Starlink, empresa de Elon Musk.
Conhecido como Project Kuiper, o primeiro lançamento colocará em órbita um conjunto de 27 satélites. Esse aguardado lançamento acontecerá no dia 9 de abril, dando início a mais um projeto ambicioso da Amazon.
O lançamento agendado para a próxima semana será o primeiro de 80 lançamentos já planeados pela Amazon. Durante este processo, a empresa espera construir uma infraestrutura capaz de oferecer internet de alta velocidade e com baixa latência.

Amazon quer disponibilizar o seu serviço de internet ainda este ano
A ambição da empresa norte-americana é que este serviço fique disponível em "praticamente qualquer lugar do planeta". O plano é que o mesmo possa começar a ser oferecido às populações "ainda este ano".
Tal como acontece com o serviço da Starlink, a Amazon irá oferecer soluções de internet para mobilidade e para instalação fixa (casas ou empresas). Para mobilidade, ela oferecerá uma pequena antena com apenas 0,45 kg de peso com suporte para velocidades de até 100 Mbps.
Por outro lado, a sua solução para casas e empresas oferecerá velocidades de até 1 Gbps. A empresa espera que a produção de cada terminal de acesso tenha um custo de aproximadamente 400 dólares, mas ainda não se sabe quais serão os preços imputados aos consumidores.
Aliás, ainda não sabemos quanto custará o serviço de internet de satélite da Amazon. Por enquanto, temos apenas informações sobre os seus planos para a implementação da infraestrutura necessária para suportar esse serviço.
Assim sendo, o objetivo da Amazon é colocar na órbita terrestre uma constelação de 3 200 satélites. Por comparação, a atual constelação da Starlink conta com mais de 7 000 satélites em órbita.
A Amazon revela ainda que os seus satélites mover-se-ão a uma velocidade de 27 359 km/h a uma altura de 630 km. Isto permitirá fazer uma volta completa à Terra em apenas 90 minutos.
A empresa norte-americana admite que este é apenas o início de uma nova aventura e que está num processo de aprendizagem. Cada lançamento será uma oportunidade para aprender e de adaptação para oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.