A Amazon já tomou várias medidas para impedir que os seus dispositivos, como o Fire TV, sejam utilizados para a transmissão de IPTV pirata. Depois de bloquear a execução dessas aplicações nos seus equipamentos, a empresa tomou uma medida mais drástica para combater este fenómeno.
Amazon está a bloquear a instalação de apps de IPTV pirata no Fire TV
A partir de agora, os equipamentos Fire TV Stick vão deixar de permitir a instalação de algumas aplicações provenientes de fontes não oficiais. Em rigor, aplicações relacionadas com a distribuição de conteúdos relacionados com IPTV pirata.
Tal como reporta a AFTVnews, se tentares instalar este tipo de aplicações num Fire TV Stick receberás um alerta a dar conta de que a sua instalação foi bloqueada. A mensagem que o acompanha nota que isso acontece porque estás a tentar instalar uma app que dá acesso a conteúdo não licenciado.
Esta medida é reforçada na página de suporte da Amazon. Lá, a gigante norte-americana justifica esta medida como forma de proteção cliente e criadores de conteúdos, recomendando os utilizadores a explorar os conteúdos disponíveis na sua loja de aplicações.
Como ela irá identificar estas aplicações?
Também na sua página de suporte, a Amazon fala nos métodos que utiliza para identificar este tipo de aplicações. Aí, a empresa fala num "processo de avaliação exaustivo que identifica apps que utilizam ou fornecem acesso a conteúdos não licenciados".
Mesmo sem ela entrar em grandes detalhes, acredita-se que isto será filtrado pelos nomes atribuídos aos pacotes APK. Ora, isso abre uma porta para contornar esta nova medida, passando pela alteração manual dos mesmos.
Isto obrigará a um passo extra para quem quer utilizar estas aplicações de acesso à IPTV pirata. Antes de as instalar no Fire TV Stick, é necessário transferir a aplicação para outro dispositivo onde seja possível alterar a sua designação.
Existe ainda a possibilidade de descarregar versões modicadas de fontes de pouca confiança. Nesse caso, podes colocar em causa a tua privacidade, pois não sabes se foram feitas outras alterações além da sua designação, podendo estar a correr outros processos em segundo plano.
