IPTV: estes são os 5 melhores programas em 2021

Rui Bacelar

O serviço de IPTV permite ver televisão através da Internet em qualquer dispositivo que tenha estes programas instalados e a funcionar com ligação à rede, seja por Wi-Fi ou dados móveis. A pensar nisso, partilhamos as soluções que realmente funcionam.

Em seguida respondemos a questões como "Qual o melhor programa para ver IPTV no PC" e também no smartphone e outros dispositivos móveis. Seguimos critérios como a estabilidade, suporte do programa / aplicação, bem como as funções.

1. Kodi

KODI IPTV Logótipo

Instalar o KODI

O KODI é o melhor programa para IPTV que podem instalar de forma gratuita e legal. Trata-se de um sofware em que o IPTV funciona mesmo, com o utilizador a poder criar as suas listas, com interface intuitiva, simples e adaptada a vários formatos.

É possível instalar o KODI no computador, dispositivos Android, box TV Android e mais equipamentos. O programa destaca-se pela grande quantidade de ad-ons que o utilizador pode instalar para personalizar a experiência de visualização de TV.

Através da plataforma IPTV o KODI permite organizar a coleção de música, filmes e séries, fotografias e programas de TV.

2. VLC Media Player

VLC IPTV Logótipo

Instalar o VLC Media Player

O VLC Media Player é um dos melhores programas para reproduzir todo o tipo de arquivos e ficheiros. Está disponível para todas as plataforma - do PC ao Android, sendo capaz de executar vários formatos de codecs de vídeo e até ler as listas de IPTV.

Trata-se de um software grátis de código aberto, muito estável e com bom suporte, apesar de a interface ser mais técnica e poder confundir os utilizadores inexperientes. Seja como for, o VLC funciona sempre, independentemente dos arquivos / ficheiros.

O player também pode reproduzir vídeos da Internet através de diferentes protocolos, bem como listas de canais IPTV.

3. MyIPTV Player

MyIPTV Logótipo

Instalar o MyIPTV Player

O programa MyIPTV é a melhor solução para instalar em computadores com Windows 10, ou nas consolas XBox. Destaca-se pela atualização automática da lista de canais de IPTV, mas não permite a reprodução de conteúdos guardados no computador.

Como ponto positivo indicamos ainda a possibilidade de se conectar à televisão e às consolas da Microsoft, apresentando os canais através da conexão Wi-Fi ou via ethernet. Suporta o streaming em direto de HLS e MPEG TS, entre outros formatos.

O utilizador tem apenas que carregar as suas listas de IPTV (formato m3u) e pode até gravar programas para uso próprio.

4. IPTV

IPTV Logótipo

Instalar o IPTV em Android

A aplicação IPTV do programador Alexander Sofronov é uma das mais bem avaliadas na Google Play Store, permitindo ver IPTV a partir dos dispositivos móveis. A app é grátis e suporta listas de IPTV em M3U e XSPF, tendo bom suporte e atualizações.

É a melhor solução para ver conteúdos grátis e legais como os canais de antena aberta com transmissão para todo o mundo. É possível estabelecer controlos parentais, possui histórico das listas de canais, além de uma interface organizada e intuitiva.

A app é grátis para Android, mas existe uma versão Pro que remove os anúncios e acrescenta mais funções de gestão.

5. GSE SMART IPTV

GSE SMART IPTV Logótipo

Instalar o GSE Smart IPTV em Android

A aplicação GSE Smart IPTV é uma boa alternativa para assistir a canais gratuitos a partir do smartphone ou tablet. Esta solução destaca-se pelo suporte ao Chromecast, retoma da conexão automática, controlos parentais e interface muito agradável.

Trata-se de uma versão gratuita, com a possibilidade de remover os anúncios. O utilizador pode aplicar vários temas à interface da app para Android, usar comandos intuitivos como o copiar e colar para as listas de IPTV para melhor gestão de conteúdos.

O gestor de listas é um dos destaques ao facilitar a personalização da experiência de visualização.

IPTV representa a sigla Internet Protocol Television

A plataforma permite assistir aos canais de televisão de antena aberta a partir da Internet tendo acesso à web e um software capaz de receber o sinal. Trata-se de um sistema legal e abrangente que nos permite descobrir conteúdos de outros países, de todos os cantos do mundo, sejam canais de televisão online, ou estações de rádio.

Os programas de IPTV são simples softwares de gestão desse conteúdo distribuído sob a forma de listas de canais e cujos ficheiros costumam usar o formato .m3u. As listas estão em constante atualização, exigindo a plataforma alguma atenção.

Completa a experiência de televisão com as melhores box Android TV no mercado, com opções para vários orçamentos e necessidades. Ao procurar mais conteúdos certifica-te que navegas em segurança com as melhores VPN sem bloqueios.

As capacidades da plataforma não devem ser usadas para fins ilícitos. Em Portugal, a pirataria é um crime de usurpação de acordo com o disposto no artigo 195.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.