Amazon Sequoia: sistema IA mais rápido para melhorar sistema de entrega

Mónica Marques
Mónica Marques
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O sistema marketplace aberto da Amazon diferencia-a da sua concorrência com armazéns próprios e distribuição assegurada também por si.

No entanto, este sistema é desafiante para a marca que tem já um processo montado que inclui robôs e seres humanos a trabalhar lado a lado. Agora, há um novo sistema IA, Amazon Sequioa, que promete melhorar o serviço.

Amazon Sequoia: como funciona

Vídeo da autoria de Warehouse Automation AI

Com armazéns e distribuição própria, a Amazon não mãos a medir para responder às encomendas globais que recebe. A empresa tem vindo a apostar em sistemas robotizados para otimizar o processo de trabalho nos seus armazéns.

A novidade mais recente chama-se Amazon Sequoia e chega para aumentar a eficiência, assim como a segurança dos trabalhadores que estão lado a lado com os sistemas robotizados. Na prática, este sistema é composto por robôs móveis, braços robóticos e uma nova estação mais ergonómica para os trabalhadores.

Os robôs e braços móveis transportam o stock até uma estação que faz seguir os produtos para os trabalhadores humanos. De seguida, estes últimos executam o restante processo da encomenda.

De acordo com as informações divulgadas, o Amazon Sequoia identifica o stock de até 75% mais rápido e reduz em até 25% o tempo necessário para processar um pedido. Contas feitas, a Amazon vai melhorar o sistema de entrega, o que poderá ser bastante útil na altura do Natal, época forte para a gigante de retalho.

Amazon Sequoia aumenta segurança no trabalho

Mas há outra característica que destaca o novo Amazon Sequoia. O sistema entrega o stock aos trabalhadores humanos, a uma altura confortável, entre as coxas e o peito. Tal reduz o esforço que os trabalhadores têm de fazer, prevenindo potenciais lesões.

De acordo com a própria Amazon, os acidentes no trabalho relacionados com esta tarefa caíram já em 18%, no armazém equipado com o sistema Sequoia.

Para já, a gigante de retalho tem este sistema a operar num único centro em Houston, EUA, não tendo ainda definido um plano para implementação em outros centros de distribuição.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt