Amazon remove 500 mil produtos perigosos por risco à segurança dos consumidores

Relatório aponta risco de incêndio, sufocamento e até morte em produtos vendidos na plataforma nos últimos meses.

Amazon
(Imagem: Marques Thomas/ Unsplash)

A Amazon retirou cerca de 500 mil produtos da sua loja virtual nas últimas semanas, após fabricantes anunciarem recalls por riscos de segurança que poderiam causar acidentes graves, incluindo incêndios e sufocação. As informações foram divulgadas pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC).

Entre os itens removidos estão os ventiladores portáteis de nebulização Buddy, da empresa IcyBreeze Cooling, vendidos entre novembro de 2023 e agosto de 2024. Segundo o NY Post, mais de 22,6 mil unidades destes produtos apresentavam risco de incêndio devido ao sobreaquecimento das baterias de iões de lítio, com sete incidentes relatados, incluindo dois focos de fogo.

Outro grupo de produtos envolve espreguiçadeiras e protetores de berço da fabricante LXDHSTRA, vendidos entre maio e agosto de 2025. Os reguladores apontaram que as espreguiçadeiras tinham laterais perigosamente baixas, colchões demasiado espessos e aberturas largas para os pés, enquanto os protetores apresentavam risco de sufocação e não cumpriam a Lei Federal do Sono Seguro para Bebés. Apesar do alerta, não houve registo de ferimentos.

Mais de 480 mil power banks da Anker Innovations também foram recolhidos devido ao risco de sobreaquecimento das baterias. O recall abrange os modelos A1647, A1652, A1257, A1618 e A1689, vendidos entre janeiro e julho de 2024. Foram registados 33 incidentes, incluindo quatro casos de queimaduras.

Amazon produtos removidos
(Imagem: CPSC)

A lista inclui ainda 1.800 capacetes multiuso infantis da YooxArmor, que não cumpriam os padrões de segurança para bicicletas, apresentando falhas na proteção contra impacto e estabilidade. Embora não haja registos de ferimentos, os reguladores consideraram o risco significativo.

Por fim, a CPSC também ordenou o recall de 3.000 mecanismos de berço Youbeien, da empresa GKKBSJ, vendidos na Amazon. O problema estava nos compartimentos de bateria inseguros dos comandos remotos, que permitiam acesso às pilhas tipo botão — um risco elevado caso fossem ingeridas por crianças, podendo causar queimaduras internas ou até morte.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.