Amazon Music já é gratuito para quem usa a Alexa (mas tem anúncios)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A notícia que avançamos na última semana confirma-se. A Amazon lançou um serviço de streaming de música para concorrer diretamente com o Spotify. Para todos aqueles que têm um dispositivo Alexa, o serviço será gratuito, embora suportado por anúncios.

Usando um modelo semelhante ao do Spotify, a empresa de Jeff Bezos vai assim apostar num serviço gratuito para quem pertença ou se queira juntar ao seu ecossistema. Obviamente que o objetivo primeiro é aumentar as vendas de dispositivos como o Echo Dot.

amazon music alexa

Mais interessante ainda é que não é necessário estar subscrito no Amazon Prime para desfrutar deste serviço. Obviamente que o serviço está sempre mais limitado para quem não paga. Pelo que o interesse da empresa será trazer utilizadores para o ecossistema e torna-los 'assinantes fartos dos anúncios'.

Youtube Music já tem versão gratuita no Google Home

Este tipo de prática não é propriamente novidade no reino das assistentes virtuais. Ainda há poucos dias a Google anunciou uma versão gratuita do Youtube Music para quem usa dispositivos Google Home. Tal como a Amazon, a Google vai gerar receitas a partir da publicidade no serviço.

amazon music anos 90

Os ouvintes poderão pedir à Alexa para esta tocar música. Contudo, terão de criar listas baseadas numa música, artista, era ou género. A Assistente Virtual vai também permitir que lhe peças para tocar as playlists mais populares no serviço.

Vender dispositivos que levem a Alexa para casa das pessoas. É esse o grande objetivo da Amazon com esta medida. É necessário ter em conta que, em termos de oferta, este será sempre um serviço limitado. Ao invés do Spotify, que oferece o seu catálogo completo, mesmo na versão gratuita.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.