Numa conferência em Las Vegas, o presidente-executivo da Amazon Web Services (AWS), Adam Selipsky, revelou o Trainium2, a segunda geração de chips projetados para treinar sistemas de Inteligência Artificial (IA) no seu serviço de computação em nuvem.
Este anúncio da Amazon ocorre apenas algumas semanas após a Microsoft ter revelado o chip de IA chamado Maia, intensificando assim a concorrência entre as duas gigantes tecnológicas. Ambas ainda competem com os chips de IA desenvolvidos pelo Google.
Novo chip é 4 vezes mais rápido do que seu antecessor
Segundo Selipsky, os novos chips de treinamento são 4 vezes mais rápidos que o seu antecessor e 2 vezes mais eficientes em termos energéticos. A previsão é que a AWS disponibilize o Trainium2 já no próximo ano.
O aumento no número de chips proprietários tem duas motivações principais. A primeira delas é a corrida das grandes empresas de tecnologia para desenvolver a sua capacidade computacional, visando trabalhar com tecnologias como grandes modelos de linguagem para serviços semelhantes ao ChatGPT.
A segunda razão é ter chips personalizados como um complemento aos chips da Nvidia. Embora seja líder de mercado em chips de IA, os seus produtos estiveram em falta no ano passado. A AWS, inclusive, declarou que continuará a oferecer os mais recentes chips da Nvidia no seu serviço de nuvem.
Em mais um exemplo da concorrência entre a AWS e a Microsoft, Selipsky também anunciou na terça-feira o Graviton4. Como o quarto chip de processador central personalizado da empresa de nuvem, o Graviton4 promete ser 30% mais rápido que seu antecessor.
Este anúncio também ocorre apenas algumas semanas após a Microsoft ter revelado seu próprio chip personalizado chamado Cobalt, desenvolvido para competir com a série Graviton da Amazon.
Editores 4gnews recomendam: