A Amazfit, outrora uma marca do ecossistema Xiaomi, dedicada aos relógios inteligentes ou smartwatches, é agora a marca sensação neste nicho de mercado. Com efeito, a fabricante conseguiu ultrapassar a Huawei e afirmar-se como terceira força neste setor de dispositivos móveis.
Os dados são avançados pela Counterpoint Research, mais concretamente no seu estudo Global Smartwatch Model Tracker. Aí, vemos não só a Apple em primeiro lugar, com a Samsung e o WearOS em segundo lugar, mas também uma nova terceira classificada.
Amazfit afirma-se como terceira maior fabricante mundial de smartwatches
Pertence agora à Amazfit o lugar até então ocupado pela Huawei. Uma conquista que se deve aos cerca de 9,9 milhões de unidades de relógios inteligentes expedidos durante o terceiro trimestre de 2021 (Q3 2021). Aliás, este valor representa um crescimento de 89% para a Amazfit face ao período homólogo do ano anterior.
Assim sendo, vemos agora a Amazfit com 5,8% da quota do mercado mundial de smartwatches, deixando a Huawei para trás. É, aliás, mais um mercado em que a Huawei continua a derrapar, após ter perdido a relevância no mercado mobile na China e no Mundo.
O mesmo relatório da Counterpoint Research salienta ainda o crescimento além-fronteiras da Amazfit. Assim, além de crescer em popularidade no seu mercado natal, a China, mostra-se também como marca sensação nos mercados ocidentais como a Europa.
Apple domina, Samsung cresce com o WearOS, mas quem surpreende é a Amazfit
Ao passo que a Huawei caminha para a irrelevância, também neste setor, vemos novas marcas como a Amazfit a ocupar rapidamente o vazio deixado. Entretanto, também a Samsung, agora munida do WearOS nos seus relógios, dá grandes passadas rumo ao domínio deste mercado em crescimento.
Acima vemos o gráfico ilustrativo das dinâmicas de mercado ao longo dos trimestres. Note-se, o grande boom para a faixa verde, representativa dos relógios Samsung com WearOS da Google, ao passo que o seu Tizen é agora insignificante.
Ademais, vemos também o crescimento gradual da Amazfit, representada a amarelo, ao passo que a Huawei regride para a insignificância após um crescimento notório entre os períodos homólogos de 2019 e 2020.
A geração Amazfit GT3 é a mais recente a chegar à Europa
Em particular a Amazfit encontrou um mercado recetivo na Europa. De acordo com a Counterpoint, fê-lo sobretudo em mercados como a Itália, Espanha e Alemanha onde modelos como os GTR 2e, GTS 2e, e T-Rex Pro foram muito procurados.
Por fim, a Amazfit tem agora a geração de relógios Amazfit GTR3 já nas lojas com soluções mais elegantes, capazes e inteligentes. O preço? Continua bastante competitivo face às demais alternativas no mercado.
Editores 4gnews recomendam: