Google Pixel pode receber Always On Display
Google Pixel pode receber Always on Display

Muitos dos topos de gama que têm sido apresentados nos últimos tempos contam com a funcionalidade Always on Display. Equipamentos como os novos Samsung Galaxy S8 e S8+ e o LG G6 já contam com esta funcionalidade. Para os que se decidiram pela compra de um Google Pixel ou Pixel XL, a mesma ainda não se encontra disponível. Com a chegada do Android O isto poderá mudar.

No entanto, este paradigma pode estar para mudar brevemente. Uma das mais recentes versões de teste do Android O dá a entender que os Google Pixel possam receber em breve a funcionalidade Always on Display.

Vê também: Executivo da Samsung afirma que rumores do Galaxy S8 Mini são falsos

   

Foi na Developer Preview 3 do novo Android O que foi descoberta esta nova possibilidade. O XDA Developers encontrou no código fonte desta versão do Android um ficheiro denominado como SystemUIGoogle.apk que levanta a possibilidade de os Google Pixel receberem o Always on Display.


No seu código fonte vemos uma referência a “doze_allways_on”, porém este “doze” não se refere à funcionalidade de poupança de bateria presente no sistema operativo Android. Este tem que ver com um ecrã de ambiente, ou seja, o principal propósito da funcionalidade aqui em causa.

Mas afinal como funciona o Always on Display?

Para aqueles que desconhecem esta funcionalidade, passarei a explicar sucintamente o seu fundamento. Com a mesma é-te possível ter acesso a informações base como as horas e data ou algumas notificações, mesmo sem a necessidade de ligares o ecrã do teu smartphone.

Google Pixel será o primeiro smartphone a receber o Android O Always On
Google Pixel será o primeiro smartphone a receber o Android O

O mesmo mantém uma pequena porção do ecrã do teu smartphone em constante funcionamento para que tais informações te possam ser mostradas. Claro que isto levanta algumas questões em termos de autonomia dos equipamentos em causa, logo os ecrãs mais económicos para a utilização desta funcionalidade são os OLED.

Always on Display pode chegar aos Google Pixel com a chegada do novo Android O

Uma vez que os Google Pixel são portadores de ecrãs OLED, é perfeitamente exequível a adição desta nova funcionalidade através de uma simples atualização de software. Por enquanto, mesmo com o acesso ao Android O Developer Preview 3, ainda não é possível ativar esta função.

A Google até pode decidir manter tudo da forma que está e nunca libertar o Alway on Display para o público. Em todo o caso, seria uma adição bem interessante, abrindo um novo leque de possibilidade aos detentores de um Pixel ou Pixel XL. Mal não faria nenhum, até porque a mesma pode ser desativada caso não tenhas interesse em usufruir dela.

Sinceramente, depois de utilizar um smartphone com esta possibilidade, acostumei-me a ela. Não tenho de estar constantemente a ligar o ecrã do meu smartphone só para saber se tenho alguma notificações ou, simplesmente, para saber que horas são. E tu, achas vantajosa a adição desta funcionalidade?

Outros assuntos relevantes:

Dupla câmara do OnePlus 5 tem potencial…mas não é a melhor!

Apple deverá lançar novos iPhone com ecrã OLED em 2018

Jogos da Sony PlayStation 4 começam finalmente a chegar à PlayStation Now!