Altice e ThothX impulsionam inovação espacial em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

A Altice Portugal e a ThothX uniram forças para reativar um teleporto em São Miguel, nos Açores. Este projeto pretende não só reforçar os ativos espaciais do arquipélago, mas também contribui significativamente para a economia espacial de Portugal, posicionando o país como um hub estratégico europeu de telecomunicações.

O setor espacial, repleto de potencial para o futuro, encontra nas áreas da segurança e comunicações espaciais os seus pilares centrais. Este projeto ambicioso inclui a remodelação de uma antena de telecomunicações de 30 metros, situada na ilha de São Miguel.

Observação do tráfego espacial em órbitas geoestacionárias é uma das razões da reativação

A reabilitação do teleporto e a conversão da antena são passos cruciais para a observação do tráfego espacial em órbitas geoestacionárias e para a segurança dos ativos espaciais europeus.

Taleporto
Taleporto em São Miguel, nos Açores

A parceria entre a Altice Portugal e a ThothX, líder mundial de dados de Radar de Espaço Profundo, é um marco para o setor. Através desta colaboração, Portugal e, mais especificamente, o arquipélago dos Açores, são destacados como hubs essenciais para o Espaço, interligando continentes por via espacial, aérea, terrestre ou submarina.

A ThothX vê neste projeto uma componente vital da sua estratégia de cobertura global. Com uma antena de 46 metros já operacional no Canadá e projetos de remodelação de antenas na Austrália e nos Açores, a empresa tem como objetivo atingir 95% de GEO.

Instituições portuguesas de I&D mostraram interesse numa potencial colaboração futura em estudos de radioastronomia, um campo de grande importância para a ThothX, que já mantém colaborações com a academia canadiana há vários anos.

Para a Altice Portugal, este projeto é mais um passo na sua estratégia de desenvolver e apoiar projetos de destaque nacional e internacional, marcando o futuro da inovação nacional. A empresa já possui infraestrutura significativa em Alfouvar, Sintra, que é a maior do país e opera serviços de satélite para os clientes MEO, além de alojar 4 gateways dos maiores operadores de satélites de telecomunicações globais.

Portugal tem localização geográfica privilegiada

A localização geográfica de Portugal e o elevado know-how das equipas locais potenciam a relevância desta infraestrutura em território continental. A Altice Labs também está envolvida no desenvolvimento de soluções de telecomunicações bidirecionais entre o espaço e a terra para NTN – Non Terrestrial Networks, em colaboração com o Instituto Superior Técnico (IST) e a Universidade do Luxemburgo.

Este consórcio está em processo de candidatura a um projeto junto à Agência Espacial Europeia na área das comunicações satélite (5G Nanosatellite). A liderança na transformação tecnológica e digital através da inovação é um desígnio da Altice Portugal, que busca antecipar tendências do futuro da tecnologia e intervir onde há espaço para fazer diferente e melhor.

O projeto nos Açores é um exemplo concreto deste compromisso com a inovação, representando um passo importante no conhecimento do domínio espacial, não só para os Açores e Portugal, mas também para a Europa.

A reativação do teleporto e a remodelação da antena em São Miguel são contribuições significativas para a observação e segurança do tráfego espacial, fortalecendo a posição de Portugal no mapa das comunicações espaciais.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.