Alcatel Idol 4s: Análise / Review em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Alcatel Idol 4s.

Design e qualidade de construção

O Design é um ponto de avaliação marcadamente subjectivo, contudo, creio que qualquer pessoa ficará intrigada com este design bastante trabalhado e seguindo a atual tendência de elegância e minimalista no desenho. Ao mesmo tempo, o Alcatel Idol 4s um smartphone mais divertido. Podemos desbloquear o equipamento com um duplo toque no ecrã, no botão On/Off que está no topo da lateral esquerda e sentimos aqui a falta de um leitor de impressões digitais. Temos ainda um jack de 3.5mm no topo e uma porta microUSB na sua aresta inferior.

Performance e Desempenho

Atentemos agora na Performance e Desempenho do Alcatel Idol 4s vem equipado com um processador da Qualcomm, o Snapdragon 652 que tem 8 núcleos de processamento com velocidades até 1.8Ghz. É acompanhado pela gráfica Adreno 510, além de 3GB de memória RAM e 32GB de memória interna expansível via microSD até 200GB.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.5 polegadas AMOLED
  • Resolução Quad-HD 1440p com 534ppi
  • Processador Snapdragon 652 octa-core a 1.8Ghz
  • 3GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 3000 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow
  • Câmaras de 16MP e 8MP

Este Alcatel Idol 4s é baseada no Android 6.0 Marshmallow, é colorida, tem bastantes animações agradáveis mas temos várias aplicações que acabam por ser desnecessárias passado muito pouco tempo e que ficam a pesar. Esta é a minha queixa quanto ao Alcatel, temos demasiadas aplicações pré-instaladas, algumas sem a opção de remover/apagar e que se assemelham em demasia ao horrendo bloatware.

Felizmente a sua performance não é afetada por esta miríade de aplicações pré-instaladas e que por vezes nos chateiam com recomendações de instalações, publicidade a novas aplicações, além de várias lojas de apps e umas quantas redes sociais e utilitários ali pelo meio....Oxalá pudesse remover 90% desta carga excessiva e a interface (UI) deste Alcatel Idol 4s ficaria perfeita!

Ecrã

O ecrã deste Alcatel Idol 4s é um dos seus pontos mais fortes. É grande, é brilhante, com uma soberba resolução, um bom feed-back tátil, ângulos de visão dentro da norma e todas as vantagens (e desvantagens) características de um painel AMOLED.

Uma nova experiência de visualização

A experiência de visualização é o ponto forte deste Alcatel Idol 4s aumenta exponencialmente o seu custo/benefício e poucos equipamentos no mercado te dão tantos acessórios como este Alcatel.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

A câmara fotográfica principal deste Alcatel Idol 4s já te dá umas boas fotos, com qualidade aceitável para uma câmara frontal. Temos também um flash frontal para iluminar o teu rosto em qualquer tipo de situação e o modo Beleza consegue compor melhor o tom de pele e dar algum realce extra aos teus olhos. Passou na prova.

Por último, a gravação de vídeo a 1080p Full-HD ou a 4K Ultra-HD apresenta as mesmas características na fotografia com a câmara principal. As cores são boas, ainda que um pouco exageradas e só sentimos falta de um mecanismo de estabilização ótica da imagem. Dará para gravar vários vídeos e a possibilidade de gravação a 4K é sempre um ponto positivo.

Autonomia

O Alcatel Idol 4s aguenta-se bem ao longo de um bom dia e até um pouco mais...

A sua autonomia está em linha com outros smartphones da mesma gama mas, graças à capacidade de carregamento rápido, em cerca de hora e meia consegues carregar completamente a sua bateria e isto é bastante útil no dia-a-dia. A sua velocidade de carregamento é, de facto, um grande trunfo e as suas quatro horas (quase 4 e meia) de ecrã ligado, fazem dele um equipamento com capacidade para aguentar perfeitamente um dia de utilização intensa, ou quase dois dias de uso normal.

Conclusão

O Alcatel Idol 4s, desde os óculos de realidade virtual, carregador rápido, película para ecrã e earphones da JBL, temos aqui muito valor acrescentado ao smartphone em si. Uma bela surpresa e um equipamento a ter em conta no mercado nacional e para quem prefere comprar em loja física.

Vê outras reviews:

Bq Aquaris U Plus Review | 200€ de pura beleza

Meze 11 Neo: Análise em Português – Earphones PREMIUM

Wiko U Feel: Análise / Review em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.