Alcatel Idol 4s foi o meu equipamento diário durante mais de três semanas e conseguiu cativar-me durante todo esse tempo. Agora, está na hora de partilhar a minha análise a este Alcatel. O smartphone custa cerca de 400€ e está disponível em praticamente todas as lojas físicas em Portugal mas será que vale a pena? Vamos descobrir.

Em primeiro lugar agradeço à Alcatel Portugal pela cedência do equipamento para teste, e a todos os nossos leitores que deixaram um “Gosto” no vídeo e uma partilha neste artigo. Posto isto, vamos à análise do Alcatel Idol 4s.

   

Design e qualidade de construção

alcatel-idol-4s-thumb-definitivo

O Design é um ponto de avaliação marcadamente subjectivo, contudo, creio que qualquer pessoa ficará intrigada com este design bastante trabalhado e seguindo a atual tendência de elegância e minimalista no desenho. Ao mesmo tempo, o Alcatel Idol 4s apresenta umas grandes grelhas para os seus altifalantes duplos frontais que te dão um excelente som, envolvente, rico e cheio de detalhe, os melhores que já teste num smartphone até à data.

Em termos de dimensões, o Alcatel Idol 4s mede 153.9 x 75.4 x 7 mm, é ergonómico, não se torna difícil de utilizar com uma só mão e com um peso de 149 gramas, dá-te uma boa sensação de solidez, sem qualquer rangido e com uma estrutura metálica para reforçar a sua boa construção tendo em conta o escalão de preços. Contudo, graças ao vidro que reveste a frente e a traseira, facilmente fica cheio de impressões digitais, ao passo que a sua estrutura metálica tem uma clara tendência para apresentar micro-abrasões.

alcatel-idol-4s-4gnews-19

Sentimos que este Alcatel Idol 4s aquece consideravelmente quando está a carregar mas, tirando isso, o calor nunca foi um problema. Por último, graças à saliência da sua câmara traseira ele tem dificuldades em assentar tranquilamente numa superfície plana.

Os seus botões são construídos em metal, com especial destaque para o botão Boom que está no lugar habitual do botão On/Off e que se trata de um botão de atalhos, personalizáveis e que tornam todo o Alcatel Idol 4s um smartphone mais divertido. Podemos desbloquear o equipamento com um duplo toque no ecrã, no botão On/Off que está no topo da lateral esquerda e sentimos aqui a falta de um leitor de impressões digitais. Temos ainda um jack de 3.5mm no topo e uma porta microUSB na sua aresta inferior.

alcatel-idol-4s-4gnews-6
Lateral direita do Alcatel Idol 4s

Performance e Desempenho

Atentemos agora na Performance e Desempenho do Alcatel Idol 4s nas tarefas do dia-a-dia, desde as mais simples (comunicações) às mais exigentes (jogos e multimédia).

Em primeiro lugar, o Alcatel Idol 4s vem equipado com um processador da Qualcomm, o Snapdragon 652 que tem 8 núcleos de processamento com velocidades até 1.8Ghz. É acompanhado pela gráfica Adreno 510, além de 3GB de memória RAM e 32GB de memória interna expansível via microSD até 200GB.

alcatel-idol-4s-4gnews-25
Pontuação da AnTuTu

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.5 polegadas AMOLED
  • Resolução Quad-HD 1440p com 534ppi
  • Processador Snapdragon 652 octa-core a 1.8Ghz
  • 3GB de memória RAM
  •  32GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 3000 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow
  • Câmaras de 16MP e 8MP

Este Alcatel Idol 4s, regra geral é um smartphone muito rápido ou pelo menos, perfeita fluído nas tarefas do dia-a-dia. Podes jogar praticamente todos os jogos disponíveis na PlayStore, ainda que por vezes demore um pouco a abrir aplicações mas nada de preocupante. Durante todo o tempo em que o utilizei, mais de 3 semanas, nunca tive qualquer queixa em relação à sua performance, numa se recusou a abrir um jogo, por mais pesado que seja e não senti qualquer tipo de lentidão.

A interface do Alcatel Idol 4s é baseada no Android 6.0 Marshmallow, é colorida, tem bastantes animações agradáveis mas temos várias aplicações que acabam por ser desnecessárias passado muito pouco tempo e que ficam a pesar. Esta é a minha queixa quanto ao Alcatel, temos demasiadas aplicações pré-instaladas, algumas sem a opção de remover/apagar e que se assemelham em demasia ao horrendo bloatware.

alcatel-idol-4s-4gnews-27
Sugestões de instalação na configuração inicial

Felizmente a sua performance não é afetada por esta miríade de aplicações pré-instaladas e que por vezes nos chateiam com recomendações de instalações, publicidade a novas aplicações, além de várias lojas de apps e umas quantas redes sociais e utilitários ali pelo meio….Oxalá pudesse remover 90% desta carga excessiva e a interface (UI) deste Alcatel Idol 4s ficaria perfeita!

Ecrã

alcatel-idol-4s-4gnews-12
Ecrã quase perfeito, em qualquer condição.

O ecrã deste Alcatel Idol 4s tem 5.5 polegadas, tecnologia AMOLED, resolução 1440p Quad-HD com uma densidade de 534 ppi (pixels por polegada) e o seu revestimento de vidro parece ser bem resistente. As suas cores são muito saturadas, muito vívidas e bastante profundas. O contraste está bem trabalhado e consegue realçar os conteúdos apresentados. O brilho (tanto no limite máximo como mínimo) é extremamente satisfatório, tal como os bons ângulos de visão. Por último, devo apontar que a visibilidade do ecrã ao ar livre é muito boa, consegues ver qualquer conteúdo sem grande problema, mesmo com sol forte a incidir.

Em suma, o ecrã deste Alcatel Idol 4s é um dos seus pontos mais fortes. É grande, é brilhante, com uma soberba resolução, um bom feed-back tátil, ângulos de visão dentro da norma e todas as vantagens (e desvantagens) características de um painel AMOLED.

Uma nova experiência de visualização

Óculos de Realidade Virtual, bons e versáteis
Óculos de Realidade Virtual, bons e versáteis

A experiência de visualização é o ponto forte deste Alcatel Idol 4s e com os óculos de realidade virtual incluídos com o smartphone (o equipamento vem dentro destes óculos), torna-se ainda melhor. São robustos, não muito pesados, com boas borrachas, bons materiais, parecem-me bem duráveis e diverti-me bastante a jogar e sobretudo a ver vídeos no YouTube com este gadget incluído. Para além dos óculos tens ainda um par de earphones da JBL para aprimorar a tua experiência de utilização.

O simples facto de estes óculos, e os earphones da JBL já virem incluídos com este Alcatel Idol 4s aumenta exponencialmente o seu custo/benefício e poucos equipamentos no mercado te dão tantos acessórios como este Alcatel.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Câmara traseira e respetiva saliência
Câmara traseira e respetiva saliência

A câmara fotográfica principal deste Alcatel Idol 4s tem 16MP, ao passo que a sua câmara frontal tem 8MP, ambas com flash-LED. A interface da câmara é simples mas consegue ser intuitiva e de fácil utilização. Temos alguns modos de fotografia como o modo Panorama, Beleza para Rostos, HDR, Câmara Lenta, micro vídeo, entre outros.

Vê todas as fotografias em qualidade máxima AQUI

As fotografias capturadas com este Alcatel Idol 4s vão de encontro ao escalão de preços deste equipamento, não são perfeitas….mas quase. Temos aqui bastante detalhe, bom equilíbrio de cores, se bem que por vezes a exposição da fotografia está longe de perfeita. Oxalá o modo HDR entrasse automaticamente em funcionamento (temos que o ativar no modo manual) para melhor compor a exposição. Contudo, sentimos que quando este modo está ativo as fotos ficam com um tom pouco natural.

alcatel-idol-4s-4gnews11

É uma câmara boa, mas não uma câmara perfeita, os detalhes estão lá mas sinto que as cores são demasiado processadas e um pouco exageradas. O seu ponto mais fraco são as fotos noturnas, onde nem a abertura focal de f/2.0 consegue evitar um notório grão a assolar as fotografias.

Por seu lado, a câmara de selfies do Alcatel Idol 4s já te dá umas boas fotos, com qualidade aceitável para uma câmara frontal. Temos também um flash frontal para iluminar o teu rosto em qualquer tipo de situação e o modo Beleza consegue compor melhor o tom de pele e dar algum realce extra aos teus olhos. Passou na prova.

Por último, a gravação de vídeo a 1080p Full-HD ou a 4K Ultra-HD apresenta as mesmas características na fotografia com a câmara principal. As cores são boas, ainda que um pouco exageradas e só sentimos falta de um mecanismo de estabilização ótica da imagem. Dará para gravar vários vídeos e a possibilidade de gravação a 4K é sempre um ponto positivo.

Autonomia

alcatel-idol-4s-4gnews35
Carregador rápido incluído

Alcatel Idol 4stem uma bateria de 3000mAh não removível e a sua autonomia não me desiludiu. Tendo em conta o seu ecrã com resolução Ultra-HD, fiquei agradavelmente surpreendido com a duração desta bateria. Conseguimos aqui um dia intenso sem qualquer problema, ou até um dia e meio com utilização normal. Mesmo com a conexão 4G ativa, Bluetooth e outras conectividades este Alcatel Idol 4s aguenta-se bem ao longo de um bom dia e até um pouco mais…

A sua autonomia está em linha com outros smartphones da mesma gama mas, graças à capacidade de carregamento rápido, em cerca de hora e meia consegues carregar completamente a sua bateria e isto é bastante útil no dia-a-dia. A sua velocidade de carregamento é, de facto, um grande trunfo e as suas quatro horas (quase 4 e meia) de ecrã ligado, fazem dele um equipamento com capacidade para aguentar perfeitamente um dia de utilização intensa, ou quase dois dias de uso normal.

Conclusão

alcatel-idol-4s-4gnews-15

Alcatel Idol 4s foi uma surpresa agradável. Com uma construção elegante em vidro e metal, ainda que o metal não seja o mais robusto do mercado, aplicando-se o mesmo ao vidro, se tiveres algum cuidado com ele não terás razões de queixa quanto à sua robustez.

A sua performance é, regra geral, irrepreensível, o seu ecrã é muito bom e os seus altifalantes são excelentes. A bateria é medíocre mas graças ao carregamento rápido merece uns pontos extra. Já a sua câmara fotográfica/vídeo e a sua interface são os pontos em que ele mais deixou a desejar, não sendo mau em nenhum deles mas carecendo de mais trabalho para estar à altura do seu preço.

Por último, tendo em conta todos os acessórios incluídos na caixa deste Alcatel Idol 4s, desde os óculos de realidade virtual, carregador rápido, película para ecrã e earphones da JBL, temos aqui muito valor acrescentado ao smartphone em si. Uma bela surpresa e um equipamento a ter em conta no mercado nacional e para quem prefere comprar em loja física.

Vê outras reviews:

Bq Aquaris U Plus Review | 200€ de pura beleza

Meze 11 Neo: Análise em Português – Earphones PREMIUM

Wiko U Feel: Análise / Review em Português

Pontuação 4gnews
Design
8
Qualidade de Construção
8
Performance
8.5
Ecrã
8.5
Interface
7
Autonomia
8
Câmara
7.5
Qualidade/Preço
8.5
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).