Android. Alcatel 5 apresentado oficialmente no MWC 2018

Rui Bacelar
Alcatel 5 MWC 2018 Android 1
A marca apresenta finalmente os seus novos equipamentos de gama média. Serão liderados pelo "5".

A Alcatel é uma marca bastante popular em Portugal. Especializando-se nos smartphones Android de entrada (gama baixa) ou gama média, os seus produtos apresentam uma relação preço / qualidade cativante. Agora, temos um novo Alcatel 5, um novo smartphone Android que seria apresentado na véspera do início oficial do MWC 2018.

Depois de também ficarmos a conhecer o Alcatel 1X, o primeiro smartphone com Android Go, temos agora o "topo de gama" Alcatel 5. Este novo equipamento apresenta alguns traços e características de gama alta. Alguns traços bem cativantes mas continua a ser um smartphone de gama média. Não que isso diminua o seu potencial ou valor intrínseco.

Vê ainda: Google Play Store: 36 aplicações Android grátis por tempo limitado

Depois de os termos visto pela primeira vez durante o CES 2018, na altura ainda na fase protótipo, agora os smartphones estão prontos. A fabricante agora detida pela TCL, tal como a BlackBerry, apresenta-nos os seus novos smartphones no MWC 2018. A grande feira de tecnologia que anualmente se realiza em Barcelona.

O grande "trunfo" deste Alcatel 5 é o seu ecrã tri-bezel-less. Ou, por outras palavras, um ecrã "sem margens" em três das suas arestas ou laterais. Temos apenas uma grande margem superior mas essa acomoda a câmara dupla de 13MP e um flash LED. Terás aqui muito "poder" para selfies e com o sensor secundária com uma lente grande angular. Desta forma, não cortarás ninguém das tuas fotos de grupo.

Alcatel 5, o novo smartphone Android é oficial!

A Alcatel deu a este seu novo smartphone Android um acabamento em metal escovado. Não será propriamente um smartphone escorregadio e contará com o sensor de impressões digitais na sua traseira. Logo abaixo da câmara principal de o seu flash LED. Em seguida podemos ver os seus principais esquemas de cor, componentes e acabamentos. O seu painel frontal é sem dúvida peculiar. Tal como o próprio design do smartphone que acaba de ser apresentado oficialmente no MWC 2018. Note-se que o evento em si começará oficialmente amanhã, dia 26.

Acaba de ser apresentado na véspera do MWC 2018

Alcatel-5-MWC-2018-Android-2.jpgAlcatel-5-MWC-2018-Android-3.jpgAlcatel-5-MWC-2018-Android.jpg

A nível de especificações técnicas temos aqui um ecrã de 5.7 polegadas com o novo formato 18:9. Todavia, a sua resolução fica-se pelo HD+ (720 x 1440 pixéis). Ora, para um smartphone que lidera a marca no mercado mobile, estávamos à espera de pelo menos uma resolução Full-HD+. Bom, é o que temos. O HD+ é a resolução desta tela IPS LCD.

Alcatel 5 custará aproximadamente 220€

No seu interior temos um processador de gama média da MediaTek, o MediaTek MT6750. Contará também com 2 ou 3GB de memória RAM e 16 ou 32GB de armazenamento interno expansível. São especificações relativamente modestas e estamos a ser bastante simpáticos no "relativamente modestas".

Na sua traseira temos uma câmara principal de 12MP com uma abertura focal de f/2.2. Este sensor conta também com estabilização eletrónica da imagem (EIS), algo que é muito bem vindo e que ajudará a câmara a eliminar as vibrações dos vídeos. Será também capaz de gravar vídeo em slow-motion ou câmara lenta. Chegará também com os modos Light Trace e o modo Video Story.

Ora, ao contrário do Alcatel 1 com Android One, este Alcatel 5 ainda utiliza o Android Nougat, a versão anterior deste sistema operativo. Conta também com suporte dual-SIM e um leitor de impressões digitais. Traz também conectividade NFC, USB do Tipo C e uma bateria de 3000mAh.

O seu preço deverá rondar os 220€ nos mercados europeus.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Mix 2S. Já há data de apresentação oficial do smartphone Android

Xiaomi Mi Band 3. O que esperar da próxima Mi Band?

Huawei P20 Pro chegará com 8GB de RAM e 256GB de memória interna

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.