Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Air Fryer Flama 692FL review: perfeita para grandes refeições

André Alves
André Alves
Tempo de leitura: 6 min.

Flama 692FL

Air Fryer Flama 692FL
★★★★★5Excelente

Excelente Air Fryer para uso familiar. A sua capacidade de 7,5 L permite fazer de 7 a 9 porções de comida, e tem potência para o fazer rapidamente. O resultado da comida é bastante satisfatório.

Prós
  • Capacidade de 7,5L permite cozinhar em grandes quantidades
  • Fácil de usar com 9 programas
  • Dupla resistência com potência de 2150 W permite cozinhar rápido
  • Resultado da comida é muito satisfatório
  • Silenciosa
Contras
  • Não tem janela para verificar a confeção
  • Preço ligeiramente alto para o mercado

As Air Fryer, também conhecidas por fritadeiras sem óleo, tornaram-se um acessório popular nas cozinhas dos portugueses nos últimos anos. Tivemos a oportunidade de analisar a Air Fryer Flama 692FL, que é um excelente produto para quem quer cozinhar saudável e rápido para muitas pessoas de uma vez. Esta fritadeira sem óleo da Flama está disponível no site oficial por 149,99€, mas também podemos ver à venda noutras superfícies comerciais.

Air Fryer Falam692FL

Air Fryer Flama 692FL

Capacidade: 7,5 L
Potência: 2150 W
Dupla Resistência
Programas: 9
Temperatura Regulável
Temporizador

O grande diferencial desta air fryer é sem dúvida a sua capacidade XXL de 7,5L. Para acompanhar esse volume generoso de comida, a Flama 692FL vem acompanhada de Dupla Resistência com potência de 2150 W que permite cozinhar de forma rápida. É também um equipamento muito fácil de usar com 9 programas para diferentes comidas, mas também permite regular do jeito que quiseres.

Para esta review estivemos a cozinhar para testar o equipamento e podemos dizer que os resultados foram acima das expectativas. Para além de confecionar os pratos de forma rápida, a fritadeira sem óleo da Flama é bastante silenciosa. Podemos deixar a comida ao seu encargo, sem quaisquer preocupações.

Design

Design Flama Air Fryer

Como primeira impressão, a Flama 692FL é uma air fryer grande, mas elegante que encaixa bem em qualquer cozinha. Para testar recebemos a versão de cor preta, mas existe também a versão branca que pode encaixar melhor em uma cozinha moderna.

Ligar Air Fryer Flama

O painel de touch é sem dúvida um ponto forte no design desta air fryer. Não existe nenhum botão físico, e todo o sistema é controlado pelo toque suave no painel. Todos os botões estão bem posicionados e é muito intuitivo a funcionalidade de cada um.

FLAMA Air Fryer Design 2

A cuba removível de 7,5 litros é grande, mas compacta ao mesmo tempo. A vantagem da sua forma quadrada, permite que todos os alimentos recebam o calor e a circulação de ar necessários. Existe espaço suficiente para colocar, por exemplo, 6 hambúrgueres e garantir que ficam bem cozinhados sem queimar nas pontas.

O único detalhe que sentimos falta neste modelo da Flama, é a janela que permite verificar o estado da comida. Outras fritadeiras sem óleo já possuem esta janela, que é um extra útil para quem gosta de controlar de perto os seus cozinhados sem precisar de parar o processo.

Capacidade da Fala Air Fryer de 7,5L

A cuba é fácil de retirar da air fryer e não é muito pesada, daí ser fácil de manobrar dentro da cozinha. Importante sublinhar que o material da cuba é anti-aderente, permitindo limpar com bastante facilidade. Também é possível colocar a cuba na máquina de lavar.

Performance

Flama Air Fryer Resistência Dupla

No que toca a performance, este modelo de 7,5L da Flama teve um desempenho impressionante. Quando pensamos muita quantidade de comida, leva-nos a ideia que pode demorar muito mais tempo, mas neste caso estávamos enganados. Com uma potência máxima de 2150W, e sobretudo ao seu sistema DualHeat (Dupla resistência), tem um desempenho notável e consegue preparar a comida em pouco tempo.

Existe um modo de pré-aquecimento que demora cerca de 7 minutos, e a partir daí só precisamos de optar por um dos 9 programas que já vêm incorporados no equipamento. Dos testes que fizemos, sentimos que a air fryer respondeu na perfeição e obtivemos bons resultados nos tempos propostos.

Funcionalidades

Funcionalidades Flama Air Fryer

A Flama 692 tem 9 programas pré-definidos para diferentes tipo de confeção. Cada programa tem uma temperatura e tempo padrão pré-definido para facilitar a vida ao utilizador. No caso do programa das batatas fritas, podemos assegurar que funcionou no ponto certo, mantendo-as bem crocantes sem queimar.

É recomendado usar sempre o pré-aquecimento (botão Preheat) que dura cerca de 7 minutos, antes de usar qualquer um dos programas. Confere os tempos de cozedura entre os 9 programas:

  • Batatas fritas - 18 minutos
  • Pão - 12 minutos
  • Nuggets de frango - 20 minutos
  • Carne - 12 minutos
  • Sobremesas - 25 minutos
  • Marisco - 8 minutos
  • Peixe - 10 minutos
  • Frango assado - 30 minutos
  • Legumes - 10 minutos

Para além destes pratos, com o ajuste manual do tempo (até 60 minutos) e da temperatura (até 200ºC) é possível cozinhar outro tipo de comida como peito de frango ou até costeletas de porco. Existem várias receitas que podemos buscar na internet que funcionam perfeitamente com esta air fryer.

Resultados da comida

Para testarmos as funcionalidades da air fryer, experimentamos fazer batatas fritas e hambúrgueres congelados, sem usar nenhuma gota de óleo ou azeite. Usamos os respectivos programas pré-definidos e os resultados foram bastante positivos.

Batatas Air Fryer Flama

Colocamos cerca de 200g de batatas fritas na cuba (o que é muito pouco para a sua capacidade de 7,5 L), mas diria com segurança que dá para cozinhar cerca de 1 Kg. Após os 18 minutos, somos sinalizados com um aviso sonoro que indica que a comida está pronta. Como podem ver nas imagens, o resultado são batatas crocantes, e posso dizer que estavam bastante saborosas. Sem usar qualquer gordura, o que torna tudo mais saudável.

Resultado Batatas Fritas Air Fryer Flama

No teste dos hambúrgueres, cozinhamos 4, mas diria que caberiam mais 2 hambúrgueres sem ficarem em cima uns dos outros. Neste caso, não usei o programa, mas segui uma receita que indicava 14 minutos a 180ºC, em que aos 7 minutos pausava e virava os hambúrgueres.

Hamburguer Air Fryer Flama

O resultado dos hambúrgueres foi surpreendente. Ambos os lados estavam bem passados e o sabor estava acima do esperado, cozinhados apenas por ar quente. Como podem ver na imagem, a grelha e mesmo a cuba ficaram sujos com a gordura que já vem agarrada aos hambúrgueres. Daí que passamos à última parte, a limpeza do equipamento.

Lavagem da cuba e da grelha

Limpeza Flama Air Fryer

No nosso caso fizemos a lavagem à mão da cuba e da grelha. A gordura saiu com bastante facilidade, visto tratar-se de material anti-aderente. Ainda assim, por ser uma cuba grande de 7,5L, senti alguma dificuldade na lavagem à mão num lava-loiça com o tamanho normal. Isto deve-se às suas dimensões.

Importante reforçar que mesmo que a cuba seja grande, ela cabe numa máquina de lavar loiça. Neste capítulo da limpeza, achamos que o equipamento satisfaz bem as necessidades.

Conclusão

Caixa Air Fryer Flama 692FL

A Air Fryer Flama 692FL é um equipamento bastante confiável que cumpre com excelência as suas funções. Ficou bem claro para nós que foi pensado essencialmente para cozinhar em grandes quantidades. Por isso, no teu caso se tens uma família numerosa ou um restaurante pode ser uma opção bem favorável. Caso penses em cozinhar para uma ou duas pessoas com regularidade, aí recomendamos outra air fryer com volume menor de 3,5 L a 5 L.

A facilidade e fiabilidade dos programas tornam o seu uso super simples. Ficamos impressionados com a rapidez que cozinha em grandes quantidades de comida, o que é sem dúvida um ponto bastante importante. Em geral, por 150€ no site oficial da Flama, achamos que é um preço um pouco alto, mas caso apanhes o equipamento com alguma promoção, será uma boa oportunidade para fazeres um update na tua cozinha.

A 4gnews agradece à FLAMA a cedência da Air Fryer para análise.

Air Fryer Falam692FL

Air Fryer Flama 692FL

Capacidade: 7,5 L
Potência: 2150 W
Dupla Resistência
Programas: 9
Temperatura Regulável
Temporizador

Mais sobre Air Fryers

André Alves
André Alves
O André juntou-se ao 4gnews em 2018 e tem colaborado como editor. Jornalista de formação, seu interesse por tecnologia sempre esteve presente desde criança.