Acidente trágico com robô IA levanta questões relacionadas com segurança

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A tecnologia baseada em Inteligência Artificial regista uma tendência de crescimento em popularidade e na sua implementação nas mais diversas áreas.

O setor industrial é das áreas que mais tem abraçado esta tecnologia para otimizar processos de produção. No entanto, recentemente um acidente trágico numa fábrica sul-coreana chamou a atenção para as questões relacionadas com segurança.

Técnico perde vida ao inspecionar robô baseado em IA

imagem alusiva a uma fábrica
Implementação de tecnologia IA em fábricas está a gerar um debate sobre segurança Crédito@MichalJarmouluk/Pixabay

Recentemente, uma fábrica localizada em Seul, Coreia do Sul, ficou marcada por um acidente trágico, que envolveu um robô baseado em IA e no qual um homem perdeu a vida. As instalações contavam já com vários robôs IA que estavam encarregues de deslocar caixas de grandes dimensões para paletes.

No dia fatídico, um dos robôs registou uma anomalia, tendo sido chamado de imediato um técnico para efetuar a reparação. No momento em que o homem inspecionava o robô avariado, este reiniciou as tarefas para que estava programado e, por acidente, empurrou uma correia de transporte para cima do técnico.

O homem sofreu ferimentos graves, tendo sido levado imediatamente para o hospital. Lamentavelmente, não sobreviveu às lesões graves provocadas pelo acidente.

A empresa detentora da fábrica na qual se deu o acidente já garantiu que irá proceder às averiguações necessárias para evitar qualquer acidente no futuro.

No entanto, este caso trágico veio levantar várias questões relacionadas com segurança, em ambientes que contam com processos e máquinas robotizadas e seres humanos a trabalharem, lado a lado.

Alguns especialistas questionam as vantagens de recorrer a tecnologia baseada em Inteligência Artificial para acelerar processos de trabalho. Já os defensores desta tecnologia, chamam a atenção para o facto de o número de acidentes ser bastante reduzido.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt