Acabou! Android KitKat vai deixar de receber atualizações de serviços Google Play

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Foi há sensivelmente 10 anos que a plataforma de Android KitKat foi lançada. Desde esta versão 4.4 do Android, muitas funcionalidades chegaram ao sistema operativo, sem suporte para esta versão mais antiga.

Agora foi anunciado pela própria Google que deixará de dar suporte em próximas versões dos serviços Google Play para esta versão do Android. Em concreto, os dispositivos parados no Android KitKat não receberão novas versões dos Play Services além da versão 23.30.99.

Google Play Services

Androdi KitKat já passou menos de 1% dos utilizadores de smartphones Android

Os números acabam por ditar o fim de suporte para esta versão do Android bastante antiga. A própria Google afirma que o Android KitKat já possui menos de 1% dos utilizadores, numa altura em que cada vez utilizadores migraram para dispositivos com versões mais recentes.

Este abandono começa já neste mês de agosto, altura em que o Android KitKat não terá direito a receber a versão mais recente da Google Play Store. Isto significa que aparelhos com esta versão ficarão praticamente inutilizáveis.

Os utilizadores deixarão de poder fazer atualizações às aplicações ainda suportadas pelo KitKat. Perante o baixo número de utilizadores da plataforma, por uma questão de segurança, o melhor será mesmo fazer o upgrade para um dispositivo mais recente se for o teu caso.

De realçar que o Android KitKat é uma versão bastante nostálgica para muitos utilizadores. Foi aí que os utilizadores passaram a ter a possibilidade de usar o próprio launcher ou de reproduzir vídeos em ecrã completo. Daí para cá foi uma longa caminhada.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.