Android Marshmallow

No final da passada semana fomos presenteados com um vídeo, cortesia da Nat e Lo, que deixava a antever para esta semana um anuncio oficial do nome oficial do novo Android M. E o que se sucedeu foi exatamente isso, se calhar um pouco mais cedo que o que alguns estariam à espera, mas o nome do novo Android está finalmente na rua.

A nova versão da Android foi oficializada há pouquíssimo tempo e o seu nome oficial é Marshmallow. Mas o mais surpreendente neste anuncio é mesmo o número da versão Android, que ao contrário do que se estava à espera, é já a versão 6.0.

   

android tweet

Com as informações que foram surgindo desde Maio passado, altura em que o Android M foi anunciado pela primeira vez, todos pensava-mos que a versão referente a esta atualização iria ficar pelo 5.2. Mas a Google acabou mesmo por trocar-nos as voltas e decidiu saltar diretamente para o 6.0, daí a surpresa. Apesar deste salto, as novidades inerentes ao novo Android 6.0 Marshmallow refletem-se mais nas suas funcionalidades.

Vê ainda: Android M terá foco no aumento da autonomia e numa poupança de memória RAM

A principal novidade do novo Android Marshmallow fica-se nas permissões das aplicações, permitindo agora um controlo total no que toca ao acesso ao sistema de cada uma delas. Mas as novidades não se ficam por aqui e está agora implementado de raiz o suporte para USB Type C, uma melhor gestão da memória RAM, que tanto foi criticado no Lollipop, e finalmente a possibilidade de navegação multi-window.

Teremos ainda a possibilidade de descarregar vídeos diretamente do Youtube, guardar rotas de navegação do Google Maps, para posterior navegação em offline e também uma nova versão do Google Wallet.

Android Marsh

Vê ainda: Android M finalmente com a possibilidade de Multi Window

Acompanhando este anuncio, foi também disponibilizado o SDK final referente ao Andoid 6.0 Marshmallow, para que os desenvolvedores possam desde já começar a adaptar as suas aplicações para a nova versão. Para os possuidores de um dispositivo Nexus, e que gostam de andar sempre em cima do acontecimento, foi também disponibilizada a última preview para instalação. Mas tenham em atenção de que não se trata da versão final do Android Marshmallow e que quando a mesma for lançada oficialmente mais lá para o final do ano terão de voltar a uma sotck ROM para receberem a atualização via OTA.

Afora que está oficializado o novo Android 6.0 Marshmallow, esperase agora pelo lançamento final da nova versão, que deverá ocorrer no próximo mês de Outubro juntamente com a apresentação da nova linha Nexus. Os primeiros a receber a versão final serão obviamente os detentores de um dispositivo Nexus, estando os restantes dependentes das atualizações lançadas pelas próprias marcas.

Talvez querias ver:

 

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.