A tua internet é rápida o suficiente? Sabe quanta velocidade precisas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Com a evolução da tecnologia e das necessidades dos utilizadores, a ligação à internet tem de ser cada vez mais rápida e estável. Seja a desfrutar de streaming de vídeo em 4K ou gaming online, os utilizadores querem a melhor experiência possível.

A grande questão que se coloca sempre, nestes casos, é se o nosso fornecedor de internet nos está a providenciar a velocidade que publicita. A Devolo responde a esta e noutras perguntas, num comunicado bem útil.

devolo

Como medir a velocidade da internet

Fornecedores como a Vodafone e a MEO fornecem ferramentas para testar a velocidade da internet, e existem inúmeras online sem que tenhas de criar conta. Uma das mais populares e fiáveis é o site speedtest.net da Ookla.

Como funciona a medição de velocidade da internet

Na prática “os testes de velocidade transferem dados entre um servidor de teste e o dispositivo local para determinar tanto a taxa de download como a de upload, bem como os tempos de resposta (ping)”. Por isso convém escolher um servidor próximo ao local de teste.

De realçar que as ferramentas de medição de velocidade tipicamente selecionam o melhor servidor automaticamente. Dessa forma, mudar de servidor só é recomendado se os resultados variarem ou ficarem muito abaixo das expectativas.

Como obter resultados de testes mais precisos

Existem 3 grandes conselhos deixados pela Devolo para conseguires os resultados de teste mais precisos. O primeiro passa por testares a diferentes horas do dia, já que as velocidades podem variar de uma hora para a outra.

Depois, deves fazer medições a usar uma ligação por cabo Ethernet, já que o Wi-Fi pode ser afetado por fatores externos. Também deves evitar interferências, e reiniciar o computador e o router antes de correr o teste para melhores resultados.

Quanto velocidade de internet realmente precisamos

Quanto mais velocidade, melhor. É o que se costuma dizer. Mas para cada tipo de aplicação, precisamos de diferentes velocidades. Por exemplo, para streaming de HD ou Full HD, poderás precisar apenas de 3 a 5 Mbps. Mas se forem vídeos 4K, já requer 15 a 25 Mbps.

No caso do streaming de música ou podcasts, entre 2 a 6 Mbps serão suficientes. E quando falamos de videochamadas fluidas e nítidas, os utilizadores terão de ter pelo menos 1,5 Mbps na sua ligação caseira.

O gaming online não pede assim tanta velocidade como muitos utilizadores possam pensar, pois o mais importante é mesmo a estabilidade (o famoso ping). Para a maior parte dos jogos online, pelo menos 10 Mbps poderão ser suficientes.

Como os routers estão normalmente num canto ou no sótão, os adaptadores powerline da série Magic da Devolo, ou até os repetidores Wi-Fi da marca podem ajudar a facilitar a transmissão do sinal de internet para cada divisão da casa.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.