anti-pirataria-4gnewsDe acordo com o grupo chinês de “crackers” 3DM, a pirataria de jogos pode ver o seu fim em apenas dois anos.

O grupo indica não ter sido ainda capaz de “quebrar” o Just Cause 3, o título open-world da Avalanche. Isto por causa da Denuvo, uma nova tecnologia de prevenção de alterações. Embora o grupo 3DM acredite que eventualmente conseguirão piratear o Just Cause 3, não estão nada optimistas para o futuro.

just-cause-3
“Com este desenvolvimento nas tecnologias de encriptação, temo que em dois anos não haja jogos livres.” 
– Bird Sister, fundadora do fórum 3DM.

   

Denuvo utiliza encriptação de forma constante sendo uma medida de complemento aos DRM (gestores de direitos digitais). Em 2014, o RPG Dragon Age Inquisition conseguiu estar livre de pirataria durante um mês, graças a essa tecnologia.

Contudo, vários jogos com a tecnologia Denuvo já foram quebrados pelo grupo italiano CPY, incluíndo FIFA 15, Batman: Arkham Knight e Battlefield Hardline. O grupo 3DM também já o fez com o Mad Max e MGS: The Phantom Pain. Os resistentes neste momento são o Just Cause 3 e o FIFA 16.

Independentemente da nossa opinião no assunto, não devemos subestimar os grupos piratas, pois são muito dedicados e não desistem facilmente. Até porque a tecnologia está sempre a mudar e acredito que o mundo digital vai continuar neste conflito. Eles constroem uma parede mas outra é destruída a seguir e vice-versa.

Talvez queiras ver: