Que a criatividade do ser humano não conhece fronteiras, isso já nós sabemos, mas mesmo assim ainda continuamos a ficar surpreendidos. Segundo o Business Insider, está revelada a nova tendência daqueles que fazem teletrabalho: reproduzir reuniões Zoom de outras pessoas, para ninguém, em casa, as incomodar.
Parece bizarro e pode-se até argumentar que é mesmo. No entanto, em 2020 e 2021, empresas de software como a GitLab e a Cidade de Santa Fé terão disponibilizado, no Youtube, algumas chamadas de trabalho. Se o objetivo final era este? Certamente que não, no entanto alguém se terá lembrado: "era boa ideia pôr isto a dar para ninguém me incomodar"!
Estratégia usada para ter tempo sozinho, sem interrupções
Trata-se de uma ideia que tem tanto de rebuscada como de criativa, mas ao que consta, é posta em prática por várias pessoas. Entre os vários comentários que podemos encontrar nos vídeos da GitLab, há um utilizador que refere que usa o vídeo sempre que precisa de estar em paz, estratégia essa que lhe "dá boas 2 horas de tempo sozinho quando necessário" (via Business Insider).
O mais engraçado nisto tudo é que não se trata apenas de uma ou duas pessoas a fazer isto. São vários os testemunhos semelhantes ao do utilizador anterior. Para teres uma ideia, um dos vídeos da GitLab, publicado em 2021, já soma 290 mil reproduções, o que é um número abismal, quando pensamos numa mera reunião de trabalho.
Entre risos e relatos pessoais, a comunidade de seguidores da GitLab no Youtube constata que, afinal, não eram os únicos a usar esta estratégia. A ideia em questão ajuda bastante quem trabalha em casa, mas atenção: e não só! No auge da pandemia de covid-19, até alunos que se quiseram "baldar" às aulas utilizaram vídeos semelhantes, para os pais acharem que estavam a aprender.
Para ser mais credível, há quem faça pausa e simule que fala na reunião
Ainda assim, há quem consiga ir mais longe. Para fazer parecer que o próprio também participa nas reuniões, por vezes, o vídeo é colocado em pausa, fazendo com que o próprio simule que está a intervir na reunião.
É certamente engraçado para quem ouve a história pela primeira vez, mas uma coisa é certa: ao que tudo indica, o plano é eficiente. Afinal de contas, nem sempre é fácil ter paz, quando se está em teletrabalho.