
A Inteligência Artificial (IA) é, cada vez mais, um mundo de possibilidades sem fim. Quem mostrou os novos “skills” da sua plataforma de IA para criação de filmes foi a Google. Chama-se Flow e o novo upgrade deixa água na boca.
Como podes ver nos vídeos em baixo, os pormenores são cada vez mais realistas e aprimorados. A somar a isso, outra adição muito importante é o áudio, o que te dá um controlo muito superior na plataforma.
No entanto, desengane-se quem achava que a Google ficava só por aqui. A marca também aproveitou para revelar o Veo 3.1, uma versão mais recente do seu modelo de vídeo avançado (via Phone Arena).
Mais uma vez, chega com o áudio melhorado e é possível controlar as narrativas com maior facilidade, com cenários (talvez demasiado) realistas, para o gosto de muitos. Na prática, pode-se introduzir um “prompt” normal com um chatbot de IA e ele cria a cena à tua medida.
Com o Veo 3.1, é possível utilizar imagens de referência para animá-las, posteriormente, em vídeo. Podes ainda escolher uma imagem inicial e uma final, sendo que a IA simplesmente cria a fase intermédia entre um momento e outro.
Os novos recursos contemplam ainda, por exemplo, a possibilidade de acrescentar novos elementos, sem que isso implique refazer tudo de novo. A própria questão das sombras e da iluminação está muito mais profissionalizada, gerando vídeos altamente fidedignos.
Segundo a mesma fonte de informação, em breve também será possível remover objetos ou personagens na totalidade. O Flow fará o trabalho de preencher o fundo automaticamente, de forma a parecer que estes nunca fizeram parte da imagem.
De um modo geral, a reação do público aos vídeos da Google tem sido muito positiva. Há inclusive quem se questione: "porque é que a IA está a ficar tão boa?". A boa notícia (para uns) e má notícia (para outros) é que este é só o começo, numa altura em que a IA vai ganhando cada vez mais força.