14. Xperia_Z5c_WHITE_MDR_NC750Depois do frenesim de anúncios, novidades, surpresas e imprevistos, é tempo de deixar a poeira assentar e olhar com mais atenção para algumas das máquina que conheceram ontem pela primeira vez a luz do dia. A Sony lançou a sua nova gama Sony Xperia Z5 com três novos equipamentos, o Sony Xperia Z5Sony Xperia Z5 Compact e Sony Xperia Z5 Premium, partilhando todos eles uma câmara traseira de 23 MP que, afinal de contas, tem alguns truques escondidos na manga.

Apesar da Sony declarar que os seus novos equipamentos vêm equipados com uma câmara traseira de 23 MP, pelos vistos este sensor tem uma resolução de 25 MP, no entanto as fotos que conseguimos capturar com ele estão limitadas a 23 MP. Esta discrepância deve-se às diferenças entre os dois aspectos padrão. Ao fotografar em modo retrato 4:3, o sensor é capaz de tirar fotografias com uma resolução de  5,520 x 4,140 pixels (23MP), já em modo panorama 16:9, o melhor que conseguimos são uns 5,984 x 3,366 pixels (20MP).

   

A maior parte dos smartphones, principalmente os Android, vêm equipados com um sensor fotográfico que, por definição, captura imagens em 4:3, modo retrato ou vertical apesar de, hoje em dia, a grande maioria dos utilizadores já ter aprendido a tirar fotos em 16:9 ou modo paisagem, este é o padrão actual de fotografia (sem contar com as selfies).

Pois bem, mas afinal o que é que isto significa?

Na prática, todos aqueles MP’s que são anunciados para um smartphone só são utilizados na íntegra quando tiras uma foto em 4:3, modo retrato. Quando optas por fotografar uma paisagem em 16:9 o teu smartphone vai recortar uma imagem original em 4:3 alterando em seguida o seu formato para 16:9, algo que pode ser ilustrado com a seguinte imagem.
xperia Z5

Vê também: Já se falam de preços e datas do Sony Xperia Z5, Z5 Compact e Z5 Premium

Pois bem, de acordo com a GSM Arena (fonte), os novos smartphones da gama Sony Xperia Z5 vêm equipados com um sensor de 25 MP cujo padrão de captura de foto é mais alto do que os 16:9 e mais lado do que o 4:3, em suma, um sensor com múltiplos padrões de captura.

Isto funciona da seguinte maneira, quando um dos Sony Xperia Z5 captura uma foto em 4:3, vertical, a câmara recorta a imagem para aproveitar toda a altura disponível, já quando se captura uma foto dem 16:9, a câmara vai recortar a imagem para aproveitar o máximo da largura disponível. Desta forma os Sony Xperia Z5 serão capazes de capturar panoramas com 20 MP ou 5,984 x 3,366 pixels.

Isto leva-nos a concluir que se o sensor destes Sony Xperia Z5 fosse “apenas” de 23 MP, as fotos capturadas em modo 16:9 panorama, teriam uma resolução máxima de 17,14 MP, ao passo que na prática têm uma resolução aproximada de 20 MP.Sony-Xperia-z5-multi-aspect-camera-sensor

Talvez queiras ver: