A nova gama Sony Xperia Z5 utiliza um sensor Sony de 25 MP

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Depois do frenesim de anúncios, novidades, surpresas e imprevistos, é tempo de deixar a poeira assentar e olhar com mais atenção para algumas das máquina que conheceram ontem pela primeira vez a luz do dia. A Sony Xperia Z5 Premium, partilhando todos eles uma câmara traseira de 23 MP que, afinal de contas, tem alguns truques escondidos na manga.

Apesar da Sony declarar que os seus novos equipamentos vêm equipados com uma câmara traseira de 23 MP, pelos vistos este sensor tem uma resolução de 25 MP, no entanto as fotos que conseguimos capturar com ele estão limitadas a 23 MP. Esta discrepância deve-se às diferenças entre os dois aspectos padrão. Ao fotografar em modo retrato 4:3, o sensor é capaz de tirar fotografias com uma resolução de 5,520 x 4,140 pixels (23MP), já em modo panorama 16:9, o melhor que conseguimos são uns 5,984 x 3,366 pixels (20MP).

A maior parte dos smartphones, principalmente os Android, vêm equipados com um sensor fotográfico que, por definição, captura imagens em 4:3, modo retrato ou vertical apesar de, hoje em dia, a grande maioria dos utilizadores já ter aprendido a tirar fotos em 16:9 ou modo paisagem, este é o padrão actual de fotografia (sem contar com as selfies).

Pois bem, mas afinal o que é que isto significa?

Na prática, todos aqueles MP's que são anunciados para um smartphone só são utilizados na íntegra quando tiras uma foto em 4:3, modo retrato. Quando optas por fotografar uma paisagem em 16:9 o teu smartphone vai recortar uma imagem original em 4:3 alterando em seguida o seu formato para 16:9, algo que pode ser ilustrado com a seguinte imagem.

Vê também:Sony Xperia Z5 fosse "apenas" de 23 MP, as fotos capturadas em modo 16:9 panorama, teriam uma resolução máxima de 17,14 MP, ao passo que na prática têm uma resolução aproximada de 20 MP.

Talvez queiras ver:

  • Xperia Z5 com Snapdragon 810 é testado mais de 10 minutos a filmar em 4K sem problemas (vídeo)
  • Sony Xperia Z5 Compact já é oficial, 4.6 polegadas de pura potência!
  • Sony lança o primeiro smartphone com ecrã 4K do mundo, o Sony Xperia Z5 Premium
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.