A LG está a considerar fabricar o próximo Nexus

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 3 min.

Já faz oito meses que o Nexus 6 e Nexus 9 foram apresentados. Estes novos dispositivos da linha Nexus da Google são considerados um ponto de mudança na filosofia da linha devido maioritariamente ao preço destes equipamentos, pois a linha Nexus até ao ano passado, era conhecida por oferecer equipamentos com especificações de topo a preços relativamente baixos comprometendo ligeiramente a qualidade de construção e, no Nexus 5, a câmara foi o maior problema, mas no geral foram dispositivos excelentes para quem aprecia stock Android, no entanto o Nexus 6 e 9 receberam uma ligeira melhoria na qualidade de construção, agora com lados em metal em ambos os equipamentos, as especificações continuaram a ser as de topo para altura, mas o que sofreu maior mudança foi a etiqueta dada aos equipamentos. Subiram, relativamente ao preço médio dos seus antecessores, cerca de 200€ e esta situação espantou o público no sentido negativa e não tem sido best-sellers... nem lá perto, aliás.

Contudo, os oito meses significam que daqui a sensivelmente quatro meses, vamos receber, espero eu de mãos abertas, um novo, ou mais do que um, dispositivo Nexus que vai definir a filosofia de toda a linha Nexus, se vão voltar os dispositivos com as melhores especificações dirigidos às massas ou continuar com a linha premium reservada para aqueles com os bolsos mais profundos... Seja qual for a escolha da Google esperemos é que lancem algo que valha apenas um pretexto de conversa.

A LG já foi contratada, até hoje, para fabricar dois Nexus, o 4 e 5, ambos completamente respeitáveis e dignos, no mínimo, da dúvida: "Será que o deva comprar?". E, pelos vistos, a LG poderá voltar a fabricar um smartphone Nexus de acordo com um comentário, quase sussurrado, de um anónimo, afirmando que "está a ser considerado na LG". Claro que não houve qualquer comentário por parte da Google nem da LG, como seria de esperar, mas provavelmente a Google já enviou à LG um esboço do próximo Nexus e ainda estão à espera que seja aceite ou não.

Se o novo Nexus for realmente construído pela LG irá buscar certamente algumas características do novo flagship da marca coreana, o LG G4, poderemos finalmente receber um Nexus com uma câmara digna de estar num Nexus e se este sair em meados de Outubro pode vir equipado com o novo Android M e um processador o nome "Huawei" tem surgido algumas vezes relacionado com "Nexus" e poderá ser um concorrente merecedor de tal desafio. Outro aspeto que pode ser tão interessante como o próximo fabricante do Nexus, será o nome dado a este. A Google está a ficar sem números, 4, 5 e 6 já foram utilizados, por isso fica na dúvida se vão trocar os números por outra coisa ou utilizar os interessantíssimos "Segunda geração" ou "Nexus 5 (2015)".

Ainda faltam alguns meses, por isso, tempo não será problema, esperemos é que seja bem aproveitado, seja qual for o fabricante do próximo Nexus. Entretanto podemos esperar por mais desenvolvimentos e especular quanto ao nome do próximo Nexus e quanto ao seu fabricante. Deixem as vossas ideias nos comentários.

Talvez queiras ver:

  • Qualcomm apresenta o novo processador Snapdragon 820 #4GNewsMWC
  • Mentalizem-se que Android não durará para sempre
  • Android Lollipop finalmente certificado para os primeiros Xperia’s da linha Z
  • Nova patente fala de uma possível lateral de ecrã flexível no iPhone
  • Asus Zenwatch 2 deverá chegar para inícios de Junho na Computex afirma CEO