A caminho das estrelas: novo lançamento da SpaceX poderá ser já em maio?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Depois do terceiro teste de lançamento da Starship ter sido um sucesso, a SpaceX já está a preparar o quarto. De acordo com a Digital Trends, a empresa presidida por Elon Musk tem intenções de testar a Starship, novamente, em maio.

De momento, a equipa encontra-se em fase de estudo, face àqueles que foram os resultados do voo anterior. Depois de dois primeiros ensaios menos positivos, Musk destacou, no X, o sucesso do último ensaio, manifestando a crença de que o Starship terá a capacidade de levar a humanidade a Marte.

De qualquer forma, em relação ao timing de lançamento, a SpaceX fica dependente da supervisão da Administração Federal de Aviação (FAA), que tem de atribuir uma licença em que autorize o lançamento.

A diretora de operações da SpaceX quer voar “em cerca de seis semanas”

Foguetão
Imagem Ilustrativa

A intenção de voar já em maio foi dada, esta terça-feira, pela presidente e diretora de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell. Na conferência Satellite 2024, na cidade de Washington, a própria referiu que os engenheiros se encontram em fase de revisão dos dados do voo, mas que o objetivo passa por voar “em cerca de seis semanas” (via Digital Trends).

Ainda sobre o voo da semana passada, Shotwell enalteceu o facto da empresa ter atingido “exatamente” o que pretendia. Recorde-se que os dois primeiros testes terminaram de forma súbita, com a explosão do veículo, pouco tempo depois da descolagem.

Os engenheiros estão a tentar moderar a velocidade de aterragem do Starship

Já o terceiro, por sua vez, conseguiu cumprir o objetivo de separar com sucesso as duas metades da Starship: a inferior (o booster) e a superior (o navio). Ainda assim, de acordo com a mesma fonte de informação, há pontos a melhorar. Quando o Starship, tal como previsto, caiu no Oceano Índico, mergulhou a uma velocidade demasiado alta, o que será ajustado pelos engenheiros da empresa, para o quarto voo.

Sobre os avanços da Starship, a BBC considera que se pode tratar de uma evolução importante. Assim é, dado que a Starship é concebida para funcionar numa lógica de reutilização, o que faz com que conseguisse voar várias vezes para o Espaço. Importa ainda referir que a aeronave conseguirá carregar mais de 100 toneladas consigo.

A data concreta do quarto lançamento da Starship ainda não é conhecida, mas existe a possibilidade de ser já no mês de maio.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.