A BQ está a amadurecer e esta é a aposta da lagarta que se transformou em borboleta

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 3 min.

Fundada em 2009 a BQ já é conhecida da maioria dos portugueses. Até hoje a marca era conhecida pelos seus smartphones de gama média e baixa. Sim, até hoje, e isso está prestes a mudar!

Em plena Lisboa, rodeados de cultura, no topo da Sociedade Nacional de Belas Artes e na rua da Cinemateca, a BQ apresentou três produtos. Dois deles são autênticas obras de arte e o outro vem revolucionar a impressão 3D.

Witbox Go! - A impressão 3D nunca mais será a mesma

Para além da normal aposta no terreno dos smartphones, a BQ tem um objectivo claro, a democratização da impressão 3D.

A palavra democratização na espinha dorsal da empresa não é nova. Sempre tivemos, por parte da BQ, smartphones com uma boa qualidade pelo preço solicitado.

Porém, com a Witbox Go!, uma impressora 3D que corre Android e é nutrida pelo Snapdragon 410, a palavra democratização assume outras dimensões.

Vê ainda: Nova variante do OnePlus 3T é praticamente impossível de se adquirir

Apesar do preço, que rondará os €600, a verdade é que até hoje por este valor era praticamente impossível imprimir objectos 3D, em casa, numa impressora com Android, de forma experimentalmente silenciosa e em apenas 15 minutos.

A impressora tem um design fascinante, minimalista e pesa apenas 5 Kg.

Para além disto o produto está pensado para que qualquer pessoa consiga imprimir algo sem grandes preocupações técnicas (calibrações, bobinas e afins).

Tudo isto controlado através do software Zetup, totalmente desenvolvido pela BQ, com uma versão para PC e outra versão em aplicação móvel.

Segundo a empresa, o software é tão simples de utilizar que, para imprimir uma peça, o utilizador só tem de escolher o nível de qualidade e a densidade do preenchimento.

A impressora estará disponível no Verão e será, sem dúvida, um produto que vem marcar pontos na impressão 3D.

Dois terminais que transpiram encanto

Após deixar cair a numeração do nome nos seus smartphones, a BQ apresentou o Aquaris X e o Aquaris X Pro.

Logo aqui é de louvar pois smartphones com versões numéricas associadas ao nome estão completamente fora de moda.

Um Seat Ibiza será sempre um Seat Ibiza. Um Porsche Carrera será sempre um Porsche Carrera. Sem números.

Ambos os smartphones respiram qualidade de construção e são arrojados ao ponto de não caírem em algo ou contraproducente ou demasiado clássico.

Ambos vêm com uma das versões mais puras do Android 7.1.1 Nougat que vi num smartphone. Algo que até agora só a Google, por razões óbvias, ou a Lenovo (nos Motos) conseguiam ter a classe de fazer.

Sim, é preciso classe para optar pela versão do Android sem bloatware, sem lixo, quer a nível de aplicações quer a nível de UI ou skins.

Quanto às especificações ou preços destes novos players da empresa espanhola, podes dar um saltinho aqui para saberes mais pormenores.

Conclusões finais

A BQ é uma das empresas que mais me tem surpreendido nos últimos anos e acho que não mentiria se falar aqui por toda a equipa da 4gnews.

Seja pela irreverência aquando do lançamento de um tablet com o sistema operativo Ubuntu, seja pela categoria dos Aquaris X e Aquaris X Pro ou por toda a inovação por trás do lançamento de uma impressora 3D.

Vê ainda: iPhone 8: tela OLED 5.2 polegadas e bordas curvas é possibilidade

Com a entrada destes novos produtos, a empresa madrilena marca a passagem de uma empresa que outrora era conhecida pelos smartphones de gama média e baixa para uma empresa que começa a entrar no mercado mais alto.

Resta saber se um dia veremos a BQ no ramo dos flagships. Um dia, talvez... Mas terá de ser no momento certo. E Rodrigo del Prado sabe que não se devem dar passos maiores que a perna.

Outros assuntos relevantes:

HTC 11: Flagship da HTC poderá chegar já na próxima semana

Google Chrome 57: Nova versão será a mais amiga do utilizador!

GTA V: Nova DLC gratuita traz mais emoção ao jogo