Na rede móvel, o 5G ficou disponível em Portugal no final de 2021 através das principais operadores. A NOS deu o ‘pontapé de saída’ no segmento, mas rapidamente a MEO e a Vodafone lhe seguiram os passos.
Agora que a implantação do serviço chega a boa parte da população, é interessante percebermos como está a utilização do 5G em Portugal. Os números revelados esta segunda-feira pela ANACOM atestam que ainda são poucos os que usam 5G.
Apenas 12,1% dos utilizadores de serviços móveis usam a rede 5G
Durante o primeiro trimestre de 2023, “estima-se que cerca de 12,1% dos utilizadores de serviços móveis e 16,3% dos utilizadores de Internet móvel utilizaram a rede móvel 5G”, segundo a entidade reguladora das comunicações.
Isto significa que o 5G tinha, por esta altura, uma taxa de penetração de 15,6 em 100 habitantes. No que diz respeito ao tráfego cursado em 5G, este representava apenas cerca de 7,9% do total de tráfego de dados móveis nestes primeiros três meses de 2023.
Utilizadores de 5G têm tráfego médio mensal de 4,4 GB
Por utilizador, segundo a ANACOM, o tráfego médio mensal em redes 5G é de 4,4 GB por utilizador na internet móvel 5G. O quadro revelada pela entidade, mostra que o tráfego total de 5G neste trimestre é estimado em 19 683 TB. É ainda revelado que existiram 1,62 milhões de acessos à internet móvel 5G.
Recorde-se que, durante a última Mobile World Congress, foi revelado pela ANACOM que 98% dos municípios em Portugal já possuíam cobertura de rede móvel 5G. Isto significa 302 municípios já possuíam cobertura, faltando apenas 6.
A expansão do 5G foi seguramente mais rápida do que se esperava, com a implementação a já cobrir boa parte da população. O que falta agora é esses números traduzirem em utilização. Algo que também acaba por estar dependente dos equipamentos utilizados.
Editores 4gnews recomendam: