5G da NOS já cobre 85% da população portuguesa

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Parece que foi ontem, mas passou-se um ano desde que a NOS foi a primeira operadora a disponibilizar a rede 5G em Portugal. E um ano volvido, os números já impressionam.

No mais recente comunicado, a NOS afirma que já cobre mais de 85% da população portuguesa com a nova geração de comunicações móveis. Naquela que é a maior rede 5G a nível nacional, são mais de 3200 antenas instaladas.

Recorde-se que Portugal foi o penúltimo país da União Europeia a disponibilizar o 5G. Mas, atualmente, a sua cobertura nacional já se encontra acima da média de 72% da UE.

Portugal tem 7.ª rede 5G mais rápida da Europa

São dados do mais recente relatório do Observatório 5G da Comissão Europeia. Este adianta também que Portugal tem também a 7.ª rede 5G mais rápida da EU, à frente de países como França, Alemanha e Espanha.

Miguel Almeida, CEO da NOS
Miguel Almeida, CEO da NOS

“A NOS sempre disse que iria liderar o 5G, entregando mais valor aos clientes e ao País, e abrindo caminho para mais inovação, competitividade e sustentabilidade. Não só fomos quem mais investiu no leilão, como lançámos a tecnologia 5G no mesmo dia em que obtivemos as licenças”, afirma Miguel Almeida, CEO da NOS.

O executivo refere ainda que “Este compromisso e capacidade de entrega refletem-se na cobertura e velocidade da nossa rede, mas também nas parcerias que estabelecemos e nos projetos inovadores que implementamos”.

O investimento da NOS em 5G ronda os 350 milhões de euros nos últimos dois anos. Segundo dados do Oakla, esta é mesmo 30% mais rápida do que a média nacional.

Desde o lançamento que o 5G é gratuito, e assim se deve manter pelo menos até 15 de janeiro de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.