5 razões para não comprar telefones por contracto

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A nova tecnologia não está sempre ao encontro da nossa carteira, para isso as operadoras telefónicas resolveram criar os contractos pessoais para aquisição de novos equipamentos a valores mais razoáveis.

Pois bem, neste texto vou-lhe dar as razões pelas quais não deve fazer contractos. Atenção, existem tarifários pós-pagos que realmente compensam, o que vou falar é exclusivamente sobre fidelizar-se a um contracto para obter o telefone a um valor mais baixo.

1- Com um contracto de 24 meses vai acabar por pagar SEMPRE mais do que o diferencial do telefone caso compre pré-pago.

Metam na cabeça que as operadoras não andam a dar telefones, e você é o lucro, se fizer as contas em contractos de fizelização, pagará sempre mais do que um, ou dois e já vi casos, mais que 3 telefones.

2- Os modelos ficam desactualizados passado um ano no máximo.

Na maior parte das companhias como Apple, Samsung, Lg, os modelos são actualizados anualmente o que, faz com que tenha de pagar um contracto que fez no ano anterior, sobre um telefone descontinuado.

3- Os tarifários também estão desactualizados passado 24 meses.

Podia contar histórias de quando trabalhava numa operadora móvel e tinha clientes que tinham tarifários ridiculos. Estes mesmos clientes, quando sabiam que já estavam no mercado novos tarifários, que lhes eram mais vantajosos, rápidamente solicitavam a alteração, mas, se o tarifário que queriam era um pré-pago, teriam de pagar o valor restante até ao final do contracto, se o tarifário era pós-pago teriam de fidelizar mais 2 anos. (Qual a lógica de refidelizar?)

4- A vida muda em 2 anos.

Esta razão para mim é a mais importante. Eu nunca diria à 2 anos atrás, que hoje estaria a viver em UK. Nunca sabemos o que nos espera, fidelizar-se a algo sem ter um plano de vida estável, é uma ideia parva. Imaginemos que teria fidelizado o meu cartão tmn a 6 meses atrás com um tarifário de 40 euros mensais e teria o iphone 5 de borla. Hoje 6 meses depois estava com um telefone desactualizado e a pagar algo que não estaria a usar. Caso não pagasse estaria intimado pela TMN a tribunal por incomprimento contractual seja ele por que razão for, eles não perdoam.

5- A tecnologia não vale o dinheiro que custa em Portugal.

Eu sei que esta razão pode ser estranha, mas só vem fundamentar toda a minha tese até ao momento. Como disse anteriormente numa notícia, " Como é que a tecnologia é tão cara em Portugal", a tecnologia não vale o dinheiro em Portugal, por isso percam a vergonha e o medo e comecem a comprar online, usado ou novo, onde o valor é muito mais baixo. E talvez a Amazon possa investir em Portugal,se a Amazon entrar no mercado Português todas as operadoras ficariam " obrigadas" a baixar o valor dos equipamentos, tal como fnac, worten...

Em suma, existem várias razões pelas qual vale a pena comprar um telefone com contracto mas na minha opinião, só o facto de 2 anos ser tempo demais, onde a vida muda muito... Para mim, em tecnologia, fidelizações é um "NÃO" profundo.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.