5 razões para comprar o Samsung Galaxy S21 FE em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Mais vale tarde que nunca! Este podia ser o slogan do smartphone Samsung Galaxy S21 FE 5G que ficamos agora a conhecer oficialmente após meses de fugas de informação, rumores sobre o seu cancelamento, bem como informações contraditórias.

Em seguida damos a conhecer alguns dos seus destaques e possíveis motivos para o comprar. Isto é, boas razões para olhar duas vezes para este smartphone Samsung a chegar à lojas no dia 11 de janeiro e já disponível em regime de pré-compra em Portugal.

É o mais recente membro da gama Galaxy S21 que será renovada este trimestre pela geração Galaxy S22.

1. Design do smartphone Samsung Galaxy S21 FE

smartphone Samsung Galaxy S21 FE
A disponibilidade de cores para o S21 FE pode variar, dependendo do país ou operadora.

Tal como a própria Samsung o coloca na página de produto, "Foi feito para chamar a atenção". Com efeito, o telefone apresenta vários esquemas de cor em tons suaves de pastel como o novo verde (com uma pitada de dourado), bem como o Lavanda, mais suave ainda no seu tom.

Ao mesmo tempo, contamos também com os clássicos em Cinzento (mais próximo de preto), bem como o Branco. Em todos eles a estrutura metálica é exibida com um maior brilho nas laterais, ao passo que o material da traseira é o glasstic, uma espécie de plástico com aparência de vidro desenvolvido pela Samsung.

Introducing #GalaxyS21FE 5G, the newest addition to Galaxy S21 series.Made for the epic in everyday. Learn more: https://t.co/lR31jaX7oS pic.twitter.com/miFTatIeZw

— Samsung Mobile (@SamsungMobile) 4 de janeiro de 2022

Em síntese, o Samsung Galaxy S21 FE é um smartphone elegante, indo ao encontro dos ditames de design atuais. Estará disponível em vários tons de cor com potencial para atrair um diverso leque de consumidores alvo.

2. Ecrã do Samsung Galaxy S21 FE

Samsung Galaxy S21 FE 5G

O Samsung Galaxy S21 FE 5G tem um ecrã AMOLED de 6,4 polegadas com taxa de atualização máxima a 120 Hz, bem como uma taxa de registo do toque a 240 Hz. Isto significa que, para além de apresentar os conteúdos de forma mais fluída, é também mais rápido a registar o toque no ecrã.

Ambas as condições são necessárias, por exemplo, para sessões de jogo em que cada microssegundo importa para não ficar atrás dos adversários. Note-se que esta taxa de atualização é otimizada pelo telefone, por exemplo, com o Modo de Jogo.

Unbox epic fan power on the new #GalaxyS21FE 5G.Learn more: https://t.co/lR31jbeINs pic.twitter.com/bUITA7QQag

— Samsung Mobile (@SamsungMobile) 4 de janeiro de 2022

Em síntese, não só o feed do Instagram apresentará os conteúdos de forma mais natural e fluída, como os teus olhos agradecerão a vantagem competitiva em cenários de jogo. Tudo com as cores AMOLED a que a Samsung já nos habituou durante anos.

Mais concretamente, temos um ecrã Dynamic AMOLED 2x tal como nos atuais topos de gama. Exibe cores vibrantes e brilho intenso, mesmo sob luz solar mais intensa.

3. O Snapdragon 888 é o "coração" deste Galaxy S21 FE (mas só nos EUA)

Samsung Galaxy S21 FE

O smartphone Samsung Galaxy S21 FE é alimentado pelo processador Snapdragon 888 da Qualcomm a 5 nm. Trata-se do processador topo de gama da tecnológica norte-americana durante o ano de 2021, agora suplantado pelo Snapdragon 8 Gen 1.

De qualquer modo, para a esmagadora maioria dos utilizadores o SD888 entregará poder mais que suficiente para todas as tarefas diárias, das mais exigentes às mais modestas. Todavia, na Europa (e em Portugal) devemos receber uma versão com chip Exynos não divulgado até à data.

Importa notar que o telefone Samsung estará disponível com 6 GB ou 8 GB de memória RAM, bem como 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. Este último não é expansível.

4. As câmaras fotográficas do Samsung Galaxy S21 FE

Câmaras fotográficas Samsung Galaxy S21 FE

O novo smartphone Samsung está equipado com uma câmara principal tripla. Esta é composta por um sensor primário de 12 MP com objetiva grande angular e abertura f /1,8. A segunda câmara tem 12 MP, objetiva ultra grande angular, bem como abertura f /2,2. Por fim, a terceira câmara tem 8 MP de resolução, objetiva telefone e a capacidade de fazer ampliação (zoom) ótico de até 3x com OIS.

Temos ainda uma câmara frontal de 32 MP com abertura de f/2,2, bem como uma objetiva grande angular. A Samsung promete ser possível transformar as selfies em obras de arte com os vários modos de captação incluídos no software da câmara fotográfica.

Em suma, este é um smartphone apontado para os criadores de conteúdo "para que esteja no seu melhor em todas as redes sociais".

5. Smartphone custo / benefício para 2022

Samsung

O Samsung Galaxy S21 FE custa - em regime de pré-venda - desde 779,90 € em Portugal para a versão com 128 GB + 6 GB. Por outro lado, a versão de topo com 256 GB + 8 GB custa um total de 849,90 € na loja oficial da marca.

Ou seja, não é um smartphone barato e a sua relação preço / qualidade, aparentemente, deixa algo a desejar. Sobretudo para um telefone cuja gama será, muito em breve, atualizada pela linha Galaxy S22 durante o primeiro trimestre do ano.

Por outro lado, o S21 FE apresenta todas as caraterísticas necessárias para entregar uma ótima experiência de utilização para a maioria dos consumidores. Temos, por exemplo, uma bateria de 4 500 mAh, com carga rápida a 25 W e carga sem fios a 15 W.

Em síntese, após meses de espera, a Samsung traz-nos a versão mais acessível, o pacote essencial, dos seus Samsung Galaxy S21. Resta saber, por fim, se este modelo ainda chegou a tempo de fazer alguma diferença no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.