Oneplus 2Um dos mais surpreendentes smartphones do ano passado foi sem dúvida o OnePlus One, fruto de uma marca chinesa completamente desconhecida, este #chinaopoder auto-intitulado de flagship killer desde então já vendeu mais de 1.5 milhões de unidades!

Estamos a poucas horas do anúncio oficial do OnePlus 2, num evento que terá direito à diversão da Realidade Virtual! Está mais do que na hora de apontar os 5 principais factores (com base nas tendências de mercado e nos teasers divulgados), que devem marcar presença neste smartphone para que mereça o título de flagship killer em 2015.

Maior Disponibilidade (Outras vez os convites?)

De que adianta  um smartphone ou qualquer outro equipamento ser fantástico a nível de especificações, ter uma boa relação Qualidade/Preço ou simplesmente ser cobiçado e estar na moda se não o conseguimos adquirir ou essa tarefa se assemelha a um dos 12 trabalhos de Hércules?

   

O sistema de convites foi o mecanismo ideal para uma empresa com poucos recursos conseguir escoar todo o stock à medida que a procura ia surgindo e teve um impacto positivo no marketing da empresa, no entanto isto acabou por frustar muitos potenciais consumidores e afastar outros tantos.

Pois bem, o sistema de convites já está implementado para a sequela, portanto se quiseres um OnePlus 2, “…may the odds be ever in your favor!” No entanto há esperança, a marca foi aprendendo com os seus erros e já admitiu publicamente que a cadeia de produção será consideravelmente maior, com uma capacidade de produção 30 a 50% maior.

Software mais estável e consistente

Da Cyanogen ao Oxygen OS, o software do OnePlus One já experimentou várias cores e sabores desde o início com o azul-ciano que em pouco tempo azedou e desbotou, à lufada de ar fresco com o Oxygen OS mais fiel ao Android Lollipop, depois de tanta actualização pejada de bugs e apesar da massiva comunidade de developers devotes ao OnePlus One, está na altura desta #chinaaopoder criar uma equipa dedicada ao desenvolvimento de uma ROM oficial para o seu próximo flagship.

Ninguém gosta de uma experiência de utilização inconstante e se o mesmo se aplica à falta de updates também se torna bastante irritante estar sempre a receber actualizações para ir corrigindo os erros demasiado comuns nas várias compilações de software que a cada mês iam aterrando no OnePlus One.

OnePlus 2 terá direito a toda uma equipa dedicada ao desenvolvimento de uma ROM, a Oxygen OS baseada no Android 5.0.1 muito próximo da experiência stock tirando uma ou outra funcionalidade extra. O próximo topo de gama, ao que tudo indica, terá a tão desejada estabilidade sem descurar as convenientes actualizações.

Design e Qualidade de construção

Apesar das especificações de topo, a qualidade de construção do OnePlus One adequava-se a um equipamento de gama média e nada mais do que isso, apesar  da sua excelente relação Qualidade/Preço acabar por compensar uma ou outra falha. De qualquer forma, tive oportunidade de manusear este equipamento, a versão Sandstone Black e o seu painel traseiro riscava com imensa facilidade, basta passar a unha para criar uma verdadeira arte rupestre.

Para tentar minimizar esta ocorrência, a OnePlus One lançou algumas capas com materiais como o Bambu para personalizares o teu equipamento, no entanto pouco depois isto foi cancelado devido aos problemas de qualidade que estas capas começaram a apresentar.

Tendo mais uma vez a humildade para reconhecer os seus erros, a marca #chinaaopoder disse que ia trabalhar nestas capas e respectivos mecanismos de fixação ao smartphone  para que o OnePlus 2 pudesse usufruir de todas as opções de personalização logo à data do seu lançamento no mercado.

Relativamente à estrutura e construção do OnePlus 2, o metal deverá marcar presença no chassis deste smartphone e não no seu painel traseiro para que possas trocar a sua capa e também para manter os custos reduzidos. No entanto, com a inclusão do metal na sua estrutura, este OnePlus 2 merecerá finalmente o título de flagship para 2015 com o frio e inconfundível toque premium.

Câmara fotográfica reforçada

O mair número de MegaPixels não equivale necessariamente a uma maior qualidade de fotografia e isso aplica-se na perfeição aos 13 MP da câmara do OnePlus One que apesar de regra geral ser capaz de resultados decentes, sempre que as condições de iluminação não eram ideais, os resultados eram quase desastrosos. Mesmo com os vários updates de software, destacando a opção Clear Image que agregava 10 fotos e produzia apenas uma com maior nitidez e resolução, a qualidade das fotografias deixou muito a desejar.

Este OnePlus 2 tem muito para corrigir neste aspecto, seja a nível de hardware como a nível de software, com um sensor Sony IMX234 com 16 MP, ainda não é certo se terá estabilização óptica da imagem ou não (OIS), a julgar pelas fotos que a marca foi publicando e pela análise do MKBHD, as nossas expectativas quanto à câmara fotográfica do OnePlus 2 são bastante altas.

Relacionado: Galeria de fotografias capturadas com o OnePlus 2 em alta-resolução

Especificações de topo e o temido Snapdragon 810

Este equipamento já recebeu certificação pela agência de controlo chinesa, TENAA onde deixou várias fotos que podem ser de fraca resolução mas conseguimos ver o leitor de impressões digitais no botão central do OnePlus 2, além de um laser para focagem precisa na traseira do dispositivo e até um botão para o silenciar, na sua lateral.

De acordo com a agência de certificação, o OnePlus 2 terá um ecrã de 5.5 polegadas com uma resolução de 1440 x 2560 QHD, o processador será o Snapdragon 810, um SoC octa-core a 64-bits com a gráfica Adreno 430. Teremos também 4 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento interno, câmara traseira de 13 MP, câmara frontal de 8 MP e, por fim, uma generosa bateria de 3300 mAh.

De momento ainda não temos detalhes ou informações precisas relativamente ao preço deste OnePlus 2, um equipamento que contará ainda com uma estrutura metálica, conectividade USB do Tipo-C, Android Lollipop e até uma versão com Dual-SIM.

Este  OnePlus 2 será apresentado hoje e vê aqui como podes acompanhar o evento da marca em directo! Mais logo estaremos a debater as nossas previsões e as principais notícias da actualidade mobile, não percas!

Mais sobre o OnePlus 2: