Galaxy Note 5 S-PenAgora que o pó assentou é altura de prestar atenção aos detalhes e analisar quais as novidades que os lançamentos de ontem trouxeram, desde o Samsung Galaxy S6 Edge+ com o seu grande ecrã ao Galaxy Note 5 com a sua versátil S-Pen. Este último, apesar de praticamente igual em aparência ao S6 Edge+, tem vários truques na manga graças à sua stylus dedicada, a famosa S-Pen.

Esta S-Pen está acomodada no canto inferior direito do Galaxy Note 5 e pode ser removida com uma simples pressão na caneta, o que a fará saltar ligeiramente para fora graças a um mecanismo de mola, facilitando bastante este processo de extração.

   
As novidades não se ficam por aqui, apesar desta S-Pen ser muito parecida com a anterior, temos pelo menos 5 novas funcionalidades desde a escrita mesmo com o ecrã desligado, ilustrado na imagem acima, a uma miríade de possibilidades de escrita, trabalho e produtividade.

1: S-Pen auto-ejectável

Começando pelas melhorias mecânicas, esta nova S-Pen tem um mecanismo de auto-ejecção baseado num mecanismo de mola. Portanto ao pressionar ligeiramente a S-Pen quando ela está devidamente acomodada, esta irá saltar ligeiramente, um pop-up, para que possa ser facilmente retirada e utilizada sem grande esforço. No fim é só guardá-la no seu silo onde permanecerá protegida.

2: Escrita com ecrã desligado

Além de ser muito mais rápida para tirar do seu silo, esta S-Pen dá te a possibilidade de escrever directamente no ecrã do Galaxy Note 5 sem teres que o ligar (o ecrã entenda-se). Isto pode ser útil para poupar bateria e para agilizar umas notas rápidas, uns apontamentos em cima do joelho.

3: Air Command’s em qualquer lugar

Estejas onde estiveres no Galaxy Note 5, terás sempre os atalhos do Air Command à distância de um aproximar de S-Pen. Com a aproximação desta o ícone dos Air Command’s começará a pairar sobre o ecrã, estejas tu onde estiveres. Produtividade à distância de um toque da caneta.

4: Escrita em PDF

A linha de equipamentos Samsung Galaxy Note sempre se destacou pelas possibilidades de escrita convencional no ecrã, o que resultou num aumento de produtividade ao serem capazes de escrever em vários documentos e formatos. Pois bem, mas até agora não eram capazes de escrever directamente em ficheiros PDF, primeiro era preciso tirar um screenshot e depois é que podias rabiscar em cima dos PDF’s. Neste novo Galaxy Note 5 com a sua S-Pen poderás escrever, tirar apontamentos ou anotar directamente nos ficheiros PDF.

5: Captura integral de ecrã

Para perceber o funcionamento desta nova característica imaginemos um screenshot convencional, isto dá-te uma fotografia, uma imagem da porção de ecrã que estava a aparecer no teu monitor. Pois bem, e quando estás, por exemplo, numa página web bastante longa, ou a ler um artigo e o screenshot só te capturaria parte desse mesmo artigo?

Pois bem, é isso mesmo que a captura integral de ecrã pretende resolver. Agora quando quiseres fazer um screenshot de uma página comprida podes utilizar este “Scroll Capture” com a ajuda da nova S-Pen e fazer uma captura de ecrã com todo o conteúdo da página.

Satisfeito com estas 5 novas funcionalidades da S-Pen incluida no Samsung Galaxy Note 5?

Talvez queiras ver:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).