Para que o teu smartphone tenha sempre energia quando é necessário e seja carregado de forma eficaz e sem ser prejudicial deixamos-te aqui cinco dicas para um carregamento otimizado.
Mas deves também evitar fazer cinco erros bastante comuns no momento de ligar o terminal à corrente elétrica.
5 dicas para otimização do carregamento do teu smartphone
Há sempre aquele momento em que olhamos para a bateria do smartphone e a percentagem de bateria nos faz tremer as pernas. Nada como seguir algumas dicas para ter sempre a bateria com uma autonomia razoável para uso e, em simultâneo, carregar o terminal de forma mais eficiente para não prejudicar este componente essencial.
Selecionámos cinco dicas simples de executar que não só garantem bateria para quando é preciso, mas que também não retiram tempo à vida útil do componente. A saber:
1. Evita carregar o smartphone por um ciclo completo (dos 0 aos 100%) durante a noite. Em alternativa, carrega o terminal com cargas parciais e com mais frequência.
2. Termina o carregamento quando a bateria tiver atingindo um valor entre os 80% e os 90%. É melhor para a “saúde” geral da bateria.
3. Quando o smartphone está frio (com uma temperatura baixa) é o momento ideal para usar a tecnologia de carregamento rápido.
4. Mantém o smartphone afastado de sítios quentes e não o tapes durante o carregamento. O calor é altamente prejudicial para a bateria.
5. Durante o carregamento do equipamento, evita executar tarefas exigentes como jogos, streaming de filmes ou outra tarefas igualmente intensas.
5 erros que deves evitar fazer no momento de carregar o smartphone
Depois das dicas, chegou o momento de falar de alguns dos erros mais comuns relacionados com o carregamento dos smartphones. Praticando as dicas acima referidas e não fazendo estes cinco erros, podes aumentar a vida útil da bateria do teu terminal móvel.
Usa cabos e carregadores oficiais compatíveis com o teu smartphone. Este é um dos avisos dos fabricantes que deve ser seguido. É bastante comum ligarmos o equipamento a um carregador que esteja nas proximidades, sem ligarmos muito se este é efetivamente apropriado para o nosso smartphone.
Mas quando o fazemos corremos o sério risco de provocarmos danos interno no terminal, originados por um qualquer pico de energia.
Não ignores os alertas do smartphone para ser carregado. É bastante comum, o smartphone emitir uma notificação quando a bateria está perto de terminar, ali quando chega aos 20%. Muitas vezes estes avisos são ignorados pelo utilizador.
Mas claro que depois sofre-se a consequência de o terminal ficar bastante mais lento e demorar mais tempo a carregar quando finalmente o ligarmos à corrente. Sempre que possível, assim que o aviso é dado, carrega a bateria.
Retira o carregador da tomada. Muitos de nós mantêm o carregador na tomada, após a bateria do smartphone estar carregada. Este é um erro porque, apesar de o smartphone interromper o carregamento quando a bateria chega aos 100%, o carregador continua a funcionar.
Retirando o carregador da tomada, consegues evitar potenciais danos nas células que diminuem a vida útil da bateria assim como a sua utilização diária.
Não sujeites a bateria a altas temperaturas. O calor é o inimigo número um das baterias de smartphones. Evita guardar ou carregar o terminal em locais com temperaturas elevadas. A bateria do teu terminal agradece.
Não uses o smartphone durante o carregamento. Jogar ou assistir a vídeos e/ou filmes enquanto carregas o smartphone provoca distorções nos ciclos de carregamento. Tal leva ao sobreaquecimento da bateria que poderá danificar esta de forma irreparável.
Editores 4gnews recomendam:
Netflix: vê estes 5 filmes antes que saiam da plataforma
Apple desistiu do Mac Pro com processador M2 Extreme