5 burlas ou scams a ter em conta antes do Natal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A segurança online é sempre importante. Mas em alturas de grandes festividades, devemos ter atenção redobrada. Com o Natal a aproximar-se, a mais recente publicação da Google fala de como te pode ajudar a evitar algumas burlas ou scams este Natal.

"O Gmail ajuda a bloquear estas e inúmeras outras campanhas maliciosas e indesejadas para te ajudar a manter seguro e protegido online", afirma a Google ao introduzir cinco esquemas recorrentes.

1. Gift cards e giveaways

Quando a temporada das compras está em andamento, as burlas de cartões-presente (gift cards) e brindes (giveaways) também. Os burlões podem tentar induzir as pessoas a comprar um cartão presente - às vezes usando o disfarce de um contacto conhecido - ou oferecer um prémio grátis em troca de partilhar as informações do cartão de crédito.

Se receberes um e-mail do teu amigo em Praga ou Barcelona a pedir para comprares um cartão-presente, envia uma mensagem rápida para confirmar que ele realmente enviou a solicitação. E se uma oferta parece boa demais para ser verdade, pode ser fraudulenta.

google

2. Caridade

Os atacantes não mostram qualquer restrição durante esta temporada de donativos. Na verdade, burlas associadas a caridade e tentativas de phishing pioram nesta época do ano, prejudicando tanto aqueles que são vítimas dos golpes e as instituições de caridade que teriam beneficiado com as doações.

Seja uma suposta instituição de caridade vinculada a um assunto nas notícias ou uma organização com um nome familiar, fica atento a qualquer pessoa que peça para contactar no e-mail pessoal ou enviar dinheiro diretamente para ela.

google

3. Segmentação demográfica

Algumas das burlas mais perniciosas são as direcionadas especificamente para ti. Essas burlas podem parecer mais pessoais porque incluem algum elemento específico da tua vida ou identidade.

Seja falsificando comunicações de membros do conselho local de uma instituição ou enviando e-mails fraudulentos direcionados a faixas etárias específicas, fica atento a e-mails maliciosos baseados na identidade nesta temporada.

google

4. Renovações de subscrição

À medida que nos aproximamos do final do ano, as burlas de renovação de assinaturas podem aumentar. Uma versão particularmente indesejável desses e-mails falsifica os serviços de antivírus, que atraem as vítimas com a promessa de maior segurança.

Embora alguns burlões possam fazer com que as suas mensagens pareçam muito convincentes, verifica sempre o e-mail do remetente. Se parecer suspeito, pode ser fraudulento.

google

5. Burlas de criptomoedas

Toda uma nova classe de burlas, são as baseadas em cripto e podem ocorrer de forma desenfreada nesta época do ano. Uma variação comum destas burlas usa uma carteira de criptomoedas para pedir o pagamento e muitas vezes tenta extorquir fundos de uma vítima recorrendo a uma ameaça.

O Gmail pode avisar-te sobre essas solicitações sem sentido, mas também é importante saber como identificá-las para evitar ser vítima desse tipo de golpe. Algumas grandes “red flags” incluem erros de escrita, endereços de e-mail que parecem suspeitos ou pedidos de pagamento.

google

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.