4G da NOS eleita a melhor rede móvel em Portugal pela DECO

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, analisou a qualidade das redes 4G dos três principais operadoras no mercado em Portugal. Fê-lo com base na avaliação de 56 mil utilizadores através da plataforma QualRede.

Foi assim que a operadora NOS obteve o primeiro lugar pelo conjunto de resultados na velocidade de download e upload. A avaliação baseou-se também na qualidade de navegação na Internet e de visualização de conteúdos em streaming.

A DECO distingue a rede 4G da NOS como a melhor em Portugal

NOS DECO Rede móvel 4G

Em primeiro lugar importa frisar os critérios avaliados. São estes a velocidade média de download e upload, rematada pela qualidade de navegação na Internet. Sem esquecer, por fim, a qualidade de visualização de conteúdos por streaming

Com efeito, foram estes os aspetos que o "Teste Completo" da DECO examinou. Todavia, nem todos contribuem da mesma forma para a pontuação final, que decide os lugares no pódio. Com efeito, os vários pontos amealhados são o produto dos resultados nos parâmetros de velocidade pelos de qualidade.

São vários os critérios avaliados pela DECO Proteste

António Alves, Coordenador da Área de Hi-Tech da DECO PROTESTE explica que “para calcularmos a pontuação relativa à velocidade, somamos dois terços do valor em Kbps apurado para o download a um terço da marca registada no upload. Assim, se um operador registar 30 000 Kbps de velocidade média no download e 12 000 Kpbs no upload, são 24 000 pontos."

O executivo aponta ainda que "a pontuação na qualidade é a soma de metade da qualidade no streaming, que depende da percentagem de tempo de visualização sem interrupções nem erros, com metade da qualidade a navegar, medida pela percentagem de carregamento de páginas sem erros e no tempo certo."

Concluindo "se a primeira for de 90% e a segunda de 70%, a qualidade total será de 80 por cento. A pontuação final resulta da multiplicação da velocidade pela qualidade, se ainda se lembra. Logo, temos 24 000 x 80%, o que corresponde a 19 200 pontos.”, frisar António Alves.

Melhor do Teste na rede 4G em Portugal

Em síntese, com 30 455 pontos, a NOS alcançou o título de Melhor do Teste na rede 4G. Em segundo lugar temos a MEO com 26 147 pontos e, por fim, a Vodafone com 25 097 pontos.

Embora a rede móvel veloz seja um atributo necessário à maioria dos consumidores, os testes realizados pela DECO PROTESTE nos últimos anos revelam que o 4G continua a não chegar a todo o País de igual modo.

Para tal, a plataforma QualRede, instrumento de avaliação criado pela organização de defesa do consumidor, mostra um mapa interativo com cores discrepantes de região para região.

Ou seja, vários concelhos do interior de Portugal continuam pintados a amarelo, laranja ou vermelho, o que revela um desempenho fraco ou medíocre da rede 4G.

Note-se ainda que esta ferramenta é considerada como colaborativa por parte da DECO PROTESTE uma vez que o seu desenvolvimento depende da medição feita pelos consumidores. Aliás, a aplicação grátis, regista apenas o valor da medição e a respetiva localização. Além disso, a identificação do utilizador não é pedida e a do telemóvel tampouco é registada.

Em simultâneo, e a par do destaque sobre a melhor operadora, a avaliação permite ainda perceber algumas mais-valias sobre a rede 5G.

António Alves, salienta que “mesmo não havendo uma disponibilidade equitativa da rede 4G em todo o País, vamos assistindo ao desenvolvimento da rede 5G, com medições que parecem ser animadoras. No que toca ao download, o 5G multiplica a velocidade do 4G por três vezes e meia, já no caso do upload as contas vão de uma vez e meia a duas vezes o desempenho da rede anterior.”

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.