Na apresentação dos resultados mais recentes da Microsoft, o CEO Satya Nadella revelou que o motor de busca Microsoft Bing ultrapassou os 140 milhões de utilizadores ativos diários, 40 milhões a mais do que o registado em março de 2023. Depois de várias tentativas falhadas para conquistar o público, o Bing teve um fator a seu favor para finalmente alcançar esse crescimento: a Inteligência Artificial (IA) Copilot.
O poder do Copilot fez o Bing dar o salto
Apesar de ser um bom motor de busca, o Bing tentava há anos lançar uma nova ferramenta que finalmente o colocasse numa posição de concorrência com o Google Chrome. É um facto que o Chrome ainda está bem à frente em termos de número de utilizadores, mas o constante crescimento do Bing, desde o lançamento do Copilot, também é inegável.
No ano passado, a Microsoft já atribuía a conquista dos mais de 100 milhões de utilizadores ativos diários ao lançamento e à integração do Microsoft Copilot (Bing Chat) na sua plataforma. No espaço de um ano, foram mais 40 milhões de novos utilizadores ativos diários e, para o CEO Satya Nadella, a IA desempenhou um papel importante nos bons resultados líquidos da empresa e na conquista do Bing.
O motor de busca da Microsoft foi o primeiro a ter acesso a esta tecnologia e a permitir aos utilizadores interagirem diretamente com o Copilot. Em outubro de 2023, quando ainda chamava-se "Bing Chat", a IA já demonstrava seu poder ao superar o popular ChatGPT após oferecer gratuitamente a integração com o DALL-E 3, uma poderosa IA generativa de imagens.
Após o sucesso do Copilot, a concorrência correu para alcançar a Microsoft, mas a IA já conquistou o público e parece estar à frente em muitos recursos. Com um aumento da tração pela qual nem mesmo a Microsoft esperava, o Copilot foi integrado também a outras ferramentas da empresa.
Mais sobre o Copilot: