3 sinais de que é hora de mudar de telemóvel

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Por vezes, tentamos adiar ao máximo a altura de trocar de telemóvel. No entanto, há sinais claros que nos vão dizendo que este já está longe das suas plenas capacidades.

Por isso mesmo, com base nas sugestões da Android Authority, selecionamos alguns sinais que poderão ser a prova de que, se calhar, é hora de mudar de telemóvel.

1. Não há mais atualizações

Em qualquer dispositivo móvel, é importante estar atento às atualizações. Assim é, porque estas garantem que o teu smartphone está sempre o mais seguro possível. As grandes marcas lançam patches de segurança, que te tornam menos vulnerável a ataques de hackers.

O problema é que, geralmente, os telemóveis têm períodos de suporte de atualização. Por outras palavras, ao final de algum tempo, deixas de receber os updates. Não quer dizer que tenhas de deixar de usar o telemóvel, mas ficas mais exposto a possíveis agentes de malware.

Não só por isso, mas também pelo bom funcionamento de algumas apps, as atualizações são importantes para nunca perderes recursos importantes do teu smartphone.

2. Ecrã partido ou danificado

Telemóvel Partido
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

Sabias que um ecrã partido ou quebrado é o problema que mais se verifica em telemóveis que avariam? Segundo um estudo da Allstate Protection Plans, só em 2023, nos Estados Unidos, 67% dos telemóveis estragados tinham o ecrã partido.

Isto não quer dizer que a mínima rachadela faça com que o telemóvel deixe de estar operacional. No entanto, é muito frequente que estes estragos levem a partes do ecrã inutilizadas ou até à completa avaria.

Para além disso, o arranjo de um ecrã partido também pode ser bastante caro. Pelo valor que pagas por um arranjo do ecrã, talvez consigas comprar um bom telemóvel de gama média, que pode, eventualmente, servir aquilo que procuras.

3. Problemas constantes de conectividade

Um problema que é muito frequente tem a ver com a perda gradual da conectividade. São vários os casos de utilizadores que, frequentemente, se queixam de já não conseguirem estabelecer ligação com Wi-Fi ou até mesmo com o Bluetooth.

Como refere a Android Authority, o que pode estar na origem desses problemas, muitas vezes, são falhas de hardware, que podem aparecer com o desgaste. À imagem do ecrã, uma reparação também pode ficar bem dispendiosa.

Conclusão

Nenhum destes sinais quer dizer, impreterivelmente, que tens de mudar já de telemóvel. No então, se já detetaste algum destes aspetos, é bem possível que a longevidade do teu smartphone esteja bem próxima do final.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.