A próxima grande atualização para o teu relógio Apple Watch chegará sob a forma do sistema operativo watchOS 10. A versão final estável, a chegar em setembro próximo, introduzirá pelo menos cinco grandes alterações (positivas) para o teu smartwatch.
Em seguida damos a conhecer os principais destaques com base nas versões de testes (versões beta) já em circulação para os utilizadores inscritos desde o WWDC 2023. São novidades que podem mudar por completo a forma como usar o teu relógio.
Percorre a lista de novidades apresentada em seguida e descobre tudo a que terás direito, de forma estável, já em setembro.
1. Apps nativas ganham novo design no watchOS 10
Em primeiro lugar temos um novo visual para várias das aplicações nativas do teu Apple Watch. É um novo design, um novo look para trazer nova vida ao relógio, algo perfeitamente ilustrado na aplicação de monitorização do sono, bem como na app de atividade física.
Temos assim mais informação sobre cada um dos aspetos e métricas captadas pelo relógio. Por exemplo, os dados de movimento, ou exercício a pé podem agora ser secções independentes para facilitar também a consulta dos mesmos.
Mais ainda, também a aplicação que monitoriza a frequência cardíaca tem um novo visual, tal como aponta o colega Fran Besora. Aliás, até mesmo a aplicação do tempo, a simples app que nos entrega as horas no pulso tem um visual renovado, mais simples.
Podemos também apontar algumas alterações visuais a várias aplicações como a Fotos, Música, Email, Calendário, a App Store, bem como a Podcasts, entre outras apps nativas.
2. Novos widgets no watchOS 10
Os widgets ganham novo destaque no watchOS 10, mais animados e úteis. Agora, ao girar a coroa digital, ou fazer um deslize (swipe) para cima, aparecem vários widgets numa nova interface apelidada Pilha Inteligente. Aí temos várias "complicações" e dados úteis.
Podemos também decidir e gerir, a partir deste novo menu, quais os widgets que queremos ver, o tipo de ações e animações que estes apresentarão, entre outros controlos.
Note-se que esta nova secção - Pilha Inteligente - é totalmente personalizável. Podemos colocar os widgets que quisermos, na ordem que bem nos apetecer. O objetivo passa por entregar ao utilizador mais opções de personalização para o seu relógio inteligente.
3. Regista as tuas emoções no Apple Watch com o Mindfulness
Tal como no iOS 17 para o teu iPhone, também no teu Apple Watch poderás selecionar um estado de espírito, com simples gestos de deslize ou swipe e registar os mesmos. É uma espécie de diário digital para poderes criar um registo das tuas variações de humor, por exemplo.
A tecnológica de Cupertino apelida esta nova função de Mindfulness, o bem-estar mental. Podemos a partir de aí e fazer sessões de meditação, além do registo de como nos sentimos.
A interface está bem trabalhada, com cores distintas para vários tipos de humor entre os quais poderemos escolher. Nota que os dados ficarão guardados na aplicação Saúde no teu iPhone.
Editores 4gnews recomendam: