Ainda faltam uns bons meses para vermos o Android 16 a chegar de forma estável aos smartphones da Xiaomi. Este será provavelmente associado ao lançamento do HyperOS 3 lá para o final do ano. Mas a fabricante chinesa já está a trabalhar nos bastidores.
Segundo informações avançadas pelo site XiaomiAdictos, a fabricante chinesa já está a testar internamente a nova versão do sistema operativo. E também já confirmou oficialmente uma lista de 22 modelos das suas gamas Xiaomi e Redmi que têm garantida a atualização para o Android 16.
Esta confirmação surge através do programa Android Enterprise Recommended (AER), no qual a Xiaomi inscreve alguns dos seus dispositivos. A informação disponível no site da marca sobre este programa detalha as versões de Android que cada modelo incluído receberá. E assegura assim a chegada do Android 16 a um conjunto específico de equipamentos.
Aqui fica a lista dos 22 modelos Xiaomi e Redmi que, segundo a informação oficial da marca no âmbito do programa AER, vão receber o Android 16 com total segurança.
A lista oficial
- Xiaomi 15, Xiaomi 15 Ultra
- Xiaomi 14, Xiaomi 14 Ultra
- Xiaomi 14T, Xiaomi 14T Pro
- Xiaomi 13T, Xiaomi 13T Pro
- Redmi Note 14, Redmi Note 14 5G, Redmi Note 14 Pro, Redmi Note 14 Pro 5G, Redmi Note 14 Pro+ 5G
- Redmi Note 13 Pro, Redmi Note 13 Pro 5G, Redmi Note 13 Pro+ 5G
- Redmi 14C
- Redmi 13
- Redmi Pad Pro, Redmi Pad Pro 5G
- Redmi Pad SE 8.7, Redmi Pad SE 8.7 4G
Se tens um smartphone POCO, vais reparar que não consta nenhum modelo da submarca nesta lista. Isto deve-se ao facto de a Xiaomi, de momento, não incluir os equipamentos POCO neste programa específico de certificação empresarial. É também fundamental realçar que esta lista representa apenas os modelos cuja atualização para Android 16 está garantida através deste programa.
É bastante provável que outros smartphones Xiaomi, Redmi e até mesmo POCO venham a receber a atualização mais tarde. Mas a sua chegada ainda não foi oficialmente confirmada por esta via. Enquanto decorrem os testes internos, terás de esperar mais uns meses, provavelmente até ao final de 2025, para começar a ver a versão estável do Android 16 a chegar aos dispositivos, integrada no HyperOS 3.
O que esperar do Android 16 no teu Xiaomi
É importante recordar algumas das novidades esperadas com o Android 16. Além das melhorias habituais em segurança e privacidade, antecipa-se um novo sistema de notificações dinâmicas. Este permite visualização e interação a partir do ecrã de bloqueio.
Esperam-se também otimizações para a câmara, com a introdução de novos codecs para melhorar a qualidade de imagem, um sistema de gestão de bateria mais eficiente e alterações visuais na interface, que certamente terão reflexo na próxima versão do HyperOS.