Em 2018 venderam-se mais topos de gama que em 2017, diz estudo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Quem o afirma são os dados da último relatório da Corporação Internacional de Dados (IDC) fala em 1.4 mil milhões de unidades vendidas, menos 4% que em 2017.

Números mostram que estratégia de empresas como a Apple está a resultar

Com efeito, numa altura em que os números globais continuam a subir, as unidades descem. Ou seja, vende-se menos mas mais caros. Na realidade, a estratégia de empresas como a Apple, a Samsung ou a Huawei está a resultar em pleno.

Esta realidade verifica-se com números concretos. Segundo a GfK, 12% dos smartphones vendidos em 2018 estão acima dos 800 dólares. O aumento em relação a 2017 é, assim, de 9%. Num mercado onde tanto se critica as empresas que sobem os preços da gama alta, subir 9% em vendas mostra que a estratégia é a mais correta.

O Galaxy Fold será lançado a cerca de 2000 euros

Contudo, não me interpretem mal. A estratégia está correta do lado das marcas. Se o consumidor continua a comprar mesmo com os preços a subir, é porque há poder de compra. Assim, as marcas vão continua a aumentar os preços. Veja-se o preço a que já estão os novos Galaxy S10 e a que preços serão lançados os smartphones dobráveis.

No que diz respeito aos gama-média (entre 150 e 400 dólares) o aumento é de 2% face a 2017. Esta faixa é a dominante, já que conta com 46% do mercado no ano de 2018. É nesta faixa que o consumidor comum vai continuar, mas as vendas da gama alta continuarão certamente a aumentar.

Editores 4gnews recomendam:

iPhones vão ficar um passo atrás dos smartphones Android no 5G

Nvidia lança finalmente a sua gama-média GTX 1660 Ti

Estas são as especificações detalhadas do Oppo F11 Pro

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.