As aplicações instaladas nos nossos smartphones Android dependem da memória cache (ou memória transitória), um espaço virtual em que acumulam os dados que possam necessitar durante o seu uso corrente. Ao manter esses arquivos, o seu tempo de abertura, o arranque da app, é reduzido consideravelmente uma vez que já não é necessário descarregar a mesma informação outra vez.
Em contrapartida, uma memória cache demasiado extensa fará com que o telefone comece a ficar com pouco espaço interno, em casos extremos e com várias apps exigentes instaladas. Portanto, o que podemos fazer para mitigar esta situação?
Todas as apps ocupam memória cache, algumas mais que outras
Passa sobretudo pela tomada de conhecimento, pois na maioria dos smartphones com até dois anos, isto dificilmente será um problema. Ou seja, na minha opinião não afetará de modo considerável o desempenho geral do dispositivo móvel.
Dito isto, vejamos então as apps que mais memória transitória ocupam no nosso dispositivo móvel. Ao ter estas aplicações mais controladas ou debaixo de olho, podemos evitar que o smartphone fique saturado.
Lista das 20 apps que mais memória cache ocupam nos smartphones Android:
- Chrome
- Edge
- Firefox
- Samsung Internet
- TikTok
- Telegram
- Spotify
- YouTube Music
- YouTube
- Netflix
- Prime Video
- Google Fotos
- Google Maps
- Waze
- Wallapop
Limpa facilmente a memória cache no teu Android
Se for necessário eliminar a memória cache de uma app segue estes passos:
- Pressiona durante algum tempo o ícone da aplicação
- Toca no botão "Informação da Aplicação"
- Toca no botão "Armazenamento"
- Toca no botão "Apagar Cache"
Em suma, geralmente não é necessário apagar esta memória cache, com os valores atuais de armazenamento interno incluído nos smartphones Android. Porém, em determinados casos pode revelar-se uma forma eficiente de libertar espaço.
Portanto, quando tiverem a memória cheia, sem mais espaço de armazenamento sobrante. Em segundo lugar, quando uma determinada aplicação estiver a apresentar erros de funcionamento, os force closes ou erros inesperados no funcionamento.
Estas serão algumas das situações que justificarão uma intervenção a fundo e possível eliminação da memória cache ocupada pelas apps Android. Agora, também ficam a saber quais são as aplicações que mais consomem estes recursos nos respetivos dispositivos.
Por fim, guarda esta dica rápida para quando necessitares de cuidar do teu Android, e / ou partilha-a entretanto com quem mais precisar.
Editores 4gnews recomendam: