Os esquemas de phishing são cada vez mais frequentes e para proteger os seus utilizadores, o 1Password anunciou uma nova funcionalidade. Esta irá alertar os utilizadores para um potencial esquema que visa roubar as suas credenciais.
O novo recurso encontra-se disponível na extensão para browsers deste gestor de passwords. Sempre que este detete um potencial esquema fraudulento, ele aconselhará os utilizadores a serem cautelosos.
1Password vai alertar-te sempre que visites páginas não registadas
Através de uma publicação no seu blog oficial, os responsáveis do 1Password dizem que esta nova funcionalidade “adiciona uma camada extra de proteção”. Acrescentam que “a extensão de navegador 1Password exibe um aviso pop-up, solicitando que os utilizadores parem e tomem precauções antes de prosseguir”.
Este novo alerta surgirá sempre que os utilizadores visitem uma página que solicite o preenchimento automático de credenciais, mas que não conste do seu cofre. Ou seja, páginas que não correspondam ao endereço legítimo.
Eles afirmam ainda que os utilizadores, num primeiro momento, poderão não compreender porque as suas credenciais não foram preenchidas. Nesses casos, eles até podem tentar copiar e colar manualmente essas informações.

Por isso é que surgirá o aviso que podes ver acima. Em suma, trata-se de um pequeno alerta de que a página que estás a visitar pode não ser a desejada e um aviso para verificares duas vezes aquilo que estás prestes a fazer.
Importa relembrar que muitos esquemas de phishing funcionam através de um clone da página fidedigna. Contudo, estes clones possuem diferenças subtis no seu endereço que facilmente passam despercebidas aos utilizadores. É precisamente aqui que este novo alerta se revela vital.
Os responsáveis pelo 1Password reconhecem que os esquemas de phishing não desaparecerão, muito menos agora com a ajuda da IA. Por isso, disponibilizaram esta função para que os seus utilizadores possam navegar com maior segurança.
O novo alerta estará ativo por defeito para todos os subscritores dos planos individual e familiar. Estará também disponível para todos os utilizadores empresariais deste gestor de passwords.
Sugestão 4gnews
O seu período de avaliação Premium terminou
