0/1 Phone é o smartphone minimalista que vais querer comprar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O smartphone 0/1 Phone é um dos produtos conceptuais mais cativantes com que tivemos o prazer de nos cruzar nos últimos meses com a sua abordagem minimalista ao conceito de telemóvel. Além de dobrável, este é um dos smartphones mais curiosos do momento.

Em causa está a criação do designer Andrea Mangone que nos presenteia com o seu smartphone 0/1 Phone de formato dobrável, com aspetos evocativos dos Microsoft Nokia Lumia. Isto bem como uma pitada dos Google Pixel, sem esquecer a irreverência dos Nothing Phone bem notória.

O smartphone 0/1 Phone é um conceito de smartphone dobrável

smartphone 0/1 Phone
Imagem digital atribuída ao smartphone conceptual 0/1 Phone.

O smartphone 0/1 Phone é um dos mais recentes telemóveis minimalistas. Tendência que tem ganho tração nos últimos anos, impulsionada também pela saturação com que vários utilizadores já encaram o seu "normal" smartphone Android ou iOS.

Em muitos casos, uma boa parte destes smartphones minimalistas apostam em caraterísticas técnicas básicas, ou mesmo fracas, mas não o smartphone 0/1 Phone. Este é um hipotético smartphone dobrável com estética deveras minimalista para 2023.

smartphone 0/1 Phone
O smartphone 0/1 Phone pode inclusive servir de relógio / agenda segundo o seu criador.

Segundo o designer Andrea Mangone, o smartphone minimalista pode ser discreto e, ainda assim, repleto de tecnologia de ponta, bem como um formato inovador. Neste caso, um formato dobrável similar aos Galaxy Z Flip com formato de concha.

Terá assim o telefone um aspeto mais orgânico, similar a vários dos produtos mais populares do mercado, mas vestido de forma mais discreta. Os tons de branco predominam, com algumas cores de destaque presentes nos seus botões, por exemplo.

Possivelmente o mais discreto dos smartphones dobráveis

smartphone 0/1 Phone
Um leve toque de cor num telemóvel com formato dobrável.

O aspeto físico do smartphone em questão prende-nos a atenção pela sua simplicidade e atenção ao detalhe. O telefone não só pode ser usado de várias formas, fechado, aberto, ou numa posição intermediária, com o seu ecrã secundário, no exterior.

Minimalismo pautado pela simplicidade e atenção ao detalhe

Em seguida podemos observar algumas das posições em que o hipotético 0/1 Phone poderia ser usado, aberto e configurado. A posição mais peculiar dá-nos a conhecer uma das funcionalidades do ecrã exterior, servindo como relógio de mesa.

GIF del 0/1 Phone

A estética sóbria e atenção aos pormenores como o revestimento em couro no exterior, ou material similar a couro como o composto vegan que entrega uma textura idêntica. O detalhe da etiqueta lateral, qual peça de roupa, identificativa do produto.

As texturas distintas, do couro vegan, ao vidro liso e até mesmo ao alumínio fosco, mais rugoso, que compõe a sua estrutura, conjuga na perfeição estes vários elementos. O resultado está muito cativante, com destaque até para o tabuleiro dos cartões SIM.

O 0/1 Phone pode vir a ser o smartphone dobrável essencial em 2023

0/1 Phone
Pormenor do tabuleiro dos cartões SIM e etiqueta com o nome do 0/1 Phone.

Seja assim pelo seu ecrã exterior, pelo formato dobrável e até pela etiqueta / tabuleiro dos cartões SIM, este é um hipotético smartphone que salta à vista. Tem linhas retas e bem definidas, com uma possível estrutura em alumínio para maior robustez.

De momento, note-se, não passa de um produto conceptual, de uma ideia vertida sobre o "papel" digital que pode ser observado com mais atenção na página web do designer.

0/1 Phone
Alguns dos possíveis acessórios e configurações para o smartphone 0/1 Phone.

Em suma, apesar de não existir ainda, de forma palpável, este é um dos conceitos mais cativantes que encontrei nos últimos meses. O formato, o design e a simplicidade pura do produto estão bem presentes e poderia tornar este 0/1 Phone num dos smartphones mais exclusivos em 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.